[weglot_switcher]

Valor sob gestão de fundos de investimento cresce 6,2% em novembro

As sociedades gestoras com as maiores quotas de mercado em novembro foram a Caixa Gestão de Ativos (33,1%), a IM Gestão de Ativos (21,3%) e a BPI Gestão de Ativos (18,8%).
16 Dezembro 2020, 17h01

Em novembro de 2020, o valor sob gestão dos organismos de investimento coletivo em valores mobiliários (OICVM) totalizou 13.894,5 milhões de euros, mais 805,3 milhões (6,2%) do que em outubro, anunciou a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) esta quarta-feira, 16 de dezembro.

Nos fundos de investimento alternativo (FIA), o valor mensal sob gestão cresceu 2,5% para 311,3 milhões de euros.

O valor das aplicações em ações subiu 23,3% nas de emitentes nacionais e 15% nas de emitentes estrangeiros, em comparação com o mês anterior, revela a CMVM.

No que respeita à dívida pública, o valor das aplicações recuou 4,7% na nacional e subiu 10,5% na estrangeira. O valor aplicado em obrigações desceu 6,2% nas de emitentes nacionais, tendo crescido 2,6% nas de estrangeiros.

A EDP foi o título com maior peso nas carteiras dos fundos, representando 8,8% do total investido, com um crescimento mensal de 65,0%. Seguiram-se a Sonae SGPS, cujo valor nas carteiras dos fundos subiu 47,8%, e a NOS, cujo valor caiu 8,0% face a outubro.

No que respeita ao investimento em títulos da União Europeia, os mais representativos nas carteiras dos fundos de investimento foram a LVMH, a Siemens e a Inditex. Fora da União Europeia destacaram-se a Nike, a United Parcel Service e a Apple, acrescenta o regulador dos mercados na sua análise estatística.

A Alemanha foi o principal destino de investimento dos OICVM em novembro, ao absorver 14,9% do total das aplicações dos fundos, seguida dos Estados Unidos (14,2%) e de França (11,8%). Portugal absorveu 6,5% do investimento.

As sociedades gestoras com as maiores quotas de mercado foram a Caixa Gestão de Ativos (33,1%), a IM Gestão de Ativos (21,3%) e a BPI Gestão de Ativos (18,8%).

A CMVM adianta que em novembro foi constituído o fundo de investimento alternativo “Biz Europa Bull”, gerido pela Biz Capital.

No mesmo mês houve a fusão por incorporação dos seguintes fundos de ações, geridos pela IM Gestão de Ativos: do “IMGA Eurofinanceiras – Fundo de Investimento Mobiliário Aberto de Ações” no “IMGA European Equities – Fundo de Investimento Aberto de Ações” e do “IMGA Mercados Emergentes –  Fundo de Investimento Mobiliário Aberto de Ações” no “IMGA Global Equities Selection – Fundo de Investimento Aberto de Ações”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.