[weglot_switcher]

Valorização acentuada dos preços do petróleo coloca PSI 20 e congéneres europeias em alta

Na bolsa portuguesa, o sentimento é de otimismo com 12 empresas cotadas valorizar, quatro a desvalorizar e duas a negociar sem variação. Os títulos da Altri, Navigator, Semapa, dos CTT e BCP impulsionam o PSI 20.
2 Abril 2020, 08h37

O principal índice bolsista português (PSI 20) soma 0,74%, para 4.022,43 pontos, em linha com as principais praças europeias esta quinta-feira, 2 de abril. Os investidores continuam a avaliar o impacto que a propagação do novo coronavírus está a ter na economia em todo o mundo, sendo que “a subida do petróleo e o hipotético reflexo no respetivo setor poderão sustentar os índices europeus”, de acordo com os analistas do BPI.

Os preços do petróleo estão hoje a disparar, impulsionados pela China que disse que ia começar investir em grande medida na compra de barris de petróleo, aproveitando os preços baixos da matéria-prima para completar as suas reservas petrolíferas. Em Londre, o Brent, que é referência para Portugal, avança 10,79% para os 27,39 dólares. Já o WTI (West Texas Intermediate), negociado em Nova Iorque, ganha 9,35% para os 22,21 dólares.

Acresce que na quarta-feira, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que uma trégua declarada entre a Arábia Saudita e a Rússia poderá ser alcançada nos próximos dias. “Esta notícia induziu muitos hedge funds a recomprarem as posições vendedoras que tinham nesta matéria-prima, contribuindo assim para a magnitude da sua recuperação”, acrescentam os analistas do BPI.

Na bolsa portuguesa, o sentimento é de otimismo com 12 empresas cotadas valorizar, quatro a desvalorizar e duas a negociar sem variação. Os títulos da Altri (1,85%), Navigator (1,41%), Semapa (1,25%), dos CTT (1,57%) e BCP (0,90%) impulsionam o PSI 20.

Destaque ainda para a Galp, que ganha 1,96%, para 10,41 euros, em linha com a tendência descrita no mercado petrolífero.

Também a NOS valoriza 0,07%, para 3,07 euros, depois de ter anunciado a venda do seu negócio internacional de voz e SMS à iBasis, a subsidiária da francesa Tofane Global.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.