[weglot_switcher]

Vamos consumir mais 30% de energia em 2040

O mundo deve prepara-se para que a procura de energia dispare até 2040. Agência Internacional da Energia avisa que será como acrescentar outra China e outra Índia à demanda global.
14 Novembro 2017, 16h29

“A economia global cresce a uma taxa média anual de 3,4%, a população vai expandir-se dos 7.400 para os 9.000 mil milhões de pessoas até 2040 e vai viver-se um processo de urbanização que será necessário agregar o equivalente a uma cidade do tamanho de Xangai à população urbana do mundo a cada quatro meses”, perspetiva a Agência Internacional de Energia (AIE) no seu relatório, reproduzido hoje no El Pais.

De acordo com o mesmo documento, o setor energético irá viver mudanças profundas, com novas potências na produção e um volte-face nas fontes de energia que darão luz e calor à humanidade. O objetivo passa por evitar que as emissões de gases também cresçam porque, segundo a AIE, o mundo não está na senda de cumprir o Acordo de Paris.

Com uma procura em alta, o gás natural ganhará um forte protagonismo no futuro, o mundo não dirá adeus ao petróleo e as energias renováveis continuarão a ganhar terreno ainda que o grande objetivo passe por melhor a eficiência tecnológica e a sua rentabilidade.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.