[weglot_switcher]

“Vamos entrar numa fase de maior disponibilidade de vacinas”, destaca Marta Temido

Para a segunda fase de vacinação, a ministra da Saúde espera “fluidez e celeridade da disponibilização de vacinas”. Marta Temido elogiou ainda o processo de agendamento realizado por parte dos centros de vacinação, sendo que o ato de vacinação tem decorrido sem problemas. 
  • José Sena Goulão/Lusa
21 Abril 2021, 11h54

A ministra da Saúde, Marta Temido, destacou esta quarta-feira, 21 de abril, que Portugal vai entrar numa nova fase de vacinação, sendo esta protagonizada por uma maior disponibilidade de vacinas. “Vamos entrar numa fase de maior disponibilidade de vacinas. Vamos avançar para a fase em que se estima uma maior disponibilidade de vacinas”, apontou Marta Temido em conferência de imprensa relativamente ao plano de vacinação.

A ministra da Saúde relembrou que para a nova fase se estimava uma escassez, mas que esse problema foi ultrapassado na primeira fase de vacinação. “Tínhamos caracterizado esta fase de vacinação como a fase em que enfrentávamos um problema de escassez. Vivemos esse problema e deparámo-nos com dificuldades adicionais”, disse Marta Temido, referindo-se à suspensão das vacinas AstraZeneca e Janssen (da Johnson & Johnson) entretanto já autorizadas.

Marta Temido assumiu que Portugal já recebeu um total de 2,9 milhões de doses, sendo 31.200 vacinas de dose única da Janssen.

Para a segunda fase de vacinação, a ministra da Saúde espera “fluidez e celeridade da disponibilização de vacinas”. Marta Temido elogiou ainda o processo de agendamento realizado por parte dos centros de vacinação, sendo que o ato de vacinação tem decorrido sem problemas.

“Estimamos que até ao fim de maio, ou até à terceira semana de maio, todas as pessoas com mais de 60 anos sejam vacinados com pelo menos uma dose”, explicou a ministra, acrescentando que 96% dos óbitos registados em Portugal se fixaram nos grupos etários acima dos 60 anos.

Com a vacinação a decorrer a um ritmo acelerado, vacinando os grupos etários devidos e professores simultaneamente, Marta Temido assumiu que no último fim de semana se testou a capacidade de vacinação do país, referindo que esta apresentou resultados notórios. Num só dia foram vacinados 120 mil pessoas, com o valor a superar os 184 mil vacinados em dois dias.

“O resultado demonstra o enorme esforço de adaptação que as estruturas do Ministério da Saúde, Administrações Regionais, Centros de Saúde e Serviços Partilhados têm vindo a realizar ao longo do processo. Nenhuma destas estruturas teria conseguido estes resultado sem o apoio de outros ministérios e as autarquias que se envolveram no apoio”, lembrou a governante.

Face aos resultados apresentados ao dia de ontem pela Direção-Geral da Saúde, mais de dois milhões de cidadãos já foram vacinados com uma dose, o que significa que “20% da população já possui algum grau de imunidade”, enquanto 690 mil pessoas já possuem as duas inoculações, totalizando 7% da população portuguesa com o processo vacinal completo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.