[weglot_switcher]

Vamos proteger o nosso planeta? Saiba como pode tornar-se mais sustentável

As consequências dos nossos hábitos de consumo e reutilização são hoje bem visíveis. Basta referir as alterações climáticas.
5 Junho 2020, 15h34

O dia mundial do ambiente, 5 de junho, foi estabelecido com o intuito de sensibilizar a população mundial a adotar medidas mais sustentáveis e conscientes, evitando comportamentos prejudiciais ao meio ambiente.

Pensamos em sustentabilidade quando verificamos que a produção gasta menos recursos, pode ser utilizado por mais tempo, tem carácter de fácil reparação e pode ser reutilizado no seu fim de vida.

É através do processo descrito anteriormente que se baseia o conceito da economia circular, que evita o desperdício e protege o meio ambiente. Os produtos de um uso só têm de passar à história. Temos de dar prioridade aos artigos de maior durabilidade.

Sabia que a maioria dos resíduos seguem para aterro e apenas 11% para a reciclagem? (dados da Agência Portuguesa do Ambiente). As consequências dos nossos hábitos de consumo e reutilização são hoje bem visíveis. Basta referir as alterações climáticas.

As atitudes no dia-a-dia fazem toda a diferença. O consumidor pode optar por alugar em vez de comprar, reparar em vez de deitar fora, partilhar ou doar.

Conhece a campanha da DECO #plasticoamais? Os consumidores podem juntar a nós e denunciar o excesso de plástico que encontram no mercado. O principal intuito é reduzir a utilização de plástico que, dependendo dos componentes, pode demorar mais de 500 anos a degradar-se, sendo extremamente prejudicial para a saúde do meio-ambiente e logo do Homem.

A solução para o futuro passa pela responsabilidade de todos consumidores e produtores. É necessária a tomadas de decisões e medidas mais eficientes e conscientes. Portanto, contamos consigo para divulgar e adotar comportamentos mais responsáveis.

Pode denunciar os excessos de plástico aqui!

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook , Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.