[weglot_switcher]

Vamos ter túneis na Serra da Estrela? Governo responde a deputado do PS

A questão é colocada por um deputado do PS ao ministro do Planeamento e das Infraestruturas. Em jeito de repto, Santinho Pacheco quer saber se o Governo admite ouvir as autarquias locais sobre possibilidade de ligar por Túnel Seia/Gouveia, a Manteigas e Covilhã.
12 Fevereiro 2018, 07h10

A Serra da Estrela é um maciço montanhoso que caracteriza toda uma região mas que em vez de aproximar, afasta, e mais que unir, separa. É desta forma que o deputado do PS, Santinho Pacheco, começa por enquadrar a possibilidade de ligar por Túnel Seia/Gouveia, a Manteigas e Covilhã através das Infraestruturas de Portugal ou abrindo uma concessão a privados.

A questão foi colocada ao ministro do Planeamento e das Infraestruturas, pretendendo o deputado socialista saber se  já existem estudos sobre a viabilidade técnica e ambiental da construção de túneis na Serra da Estrela.

Numa pergunta dirigida a Pedro Marques, que deu entrada no Parlamento na passada sexta-feira, 9 de Fevereiro, Santinho Pacheco quer saber se o Governo “admite ouvir as Autarquias Locais sobre essa possibilidade de ligar por Túnel Seia/Gouveia, a Manteigas e Covilhã através das Infraestruturas de Portugal ou, em alternativa, abrindo uma concessão a privados, desde o estudo de impacto ambiental, projecto”.

Na véspera da pergunta do deputado socialista ter dado entrada no Parlamento, o secretário de Estado das Infraestruturas avançou na passada quinta-feira, 8 de fevereiro, que a construção de túneis na Serra da Estrela não é uma questão em cima da mesa e reiterou que as vias existentes são suficientes.

“É um investimento como qualquer outro. Evidentemente não está em cima da mesa, esse investimento. A circulação é feita e nós temos vias rodoviárias que são suficientes”, afirmou  Guilherme W. d’ Oliveira Martins.

O secretário de Estado falava no Centro de Limpeza de Neve, nos Piornos, à margem de uma ação promovida pela Infraestruturas de Portugal e que teve como objetivo alertar e divulgar os cuidados de segurança que os automobilistas devem adotar quando visitam a Serra da Estrela, designadamente nesta época de Carnaval em que se espera um grande afluxo de turistas à montanha.

Na pergunta dirigida ai ministro Pedro Marques, o  deputado do PS salienta que a Serra da Estrela é um maciço montanhoso que marca toda a geografia do território de Portugal Continental, pela sua área e altitude. “É uma montanha que caracteriza toda uma região mas que em vez de aproximar, afasta, e mais que unir, separa”, defende, realçando que “não há, praticamente, contactos económicos, sociais, administrativos, ou de serviços, entre os dois lados da Serra”.

Para Santinho Pacheco as regiões de  Covilhã, Manteigas, Seia, Gouveia, “vivem de costas voltadas”, dando conta que “a neve, o nevoeiro, ventos fortes, impossibilitam o seu atravessamento muitos dias por ano e a rede viária existente, a mesma há quase um século, não responde, não pode responder, às exigências da vida actual, designadamente à procura turística de uma região única no País”.

O deputado do PS recorda que esta Serra está agora integrada numa única Comunidade Intermunicipal das Beiras Beiras e Serra da Estrela, algo que considera “artificial”, porque nada se alterou na aproximação física dos núcleos urbanos que a integram.

“Uma coisa é atravessar a Serra em trabalho e outra bem diferente, é ir à Torre, ir ver a neve, fazer turismo”, frisa, sustentando que perante este quadro factual, é natural que de tempos a tempos, desde há décadas, se fale da necessidade de construir um túnel que atravesse o maciço central da Serra da Estrela, ligando as duas encostas nascente/poente, e a região de Dão/Lafões e Viseu ao eixo viário da Beira Interior de Castelo Branco/Covilhã/Guarda, ou mesmo até Espanha.

O deputado do PS recorda ainda que Presidente da Câmara de Manteigas considera que esse Túnel é fundamental para o desenvolvimento do seu Concelho, “o centro e coração de todo o Parque Natural da Serra da Estrela”.

Santinho Pacheco salienta aqui que projectos idênticos, durante anos tidos como “utópicos ou impossíveis”, estão hoje construídos, exemplificando com os projectos da Gardunha, Marão, Madeira, que designa como “bons exemplos”.

[notícia atualizada com  declarações do secretário de Estado das Infraestruturas sobre a construção de túneis na Serra da Estrela].

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.