[weglot_switcher]

Variante do Reino Unido “dominou cenário epidemiológico” em Portugal em março

Existe um maior número de casos desta variante no Algarve e Madeira (94% dos casos de Covid-19), enquanto que no Porto o valor é de 71,4%.
13 Abril 2021, 11h42

João Paulo Gomes, investigador do Instituto doutor Ricardo Jorge apontou que a variante do Reino Unido “dominou cenário epidemiológico” em março durante reunião do Infarmed com o Governo e partidos com representação na Assembleia da República.

A apresentação do especialista esteve centrada na “atualização de vigilâncias de variantes genética do novo coronavírus em Portugal”. João Paulo Gomes referiu que no mês de março foram detetados 1345 vírus, em 18 distritos e 166 concelhos”.

Entre novembro e fevereiro, João Paulo Gomes explicou que houve uma “redução significativa ao longo do tempo de uma variante que dominou o cenário epidemiológico em Portugal”, uma variante que “surgiu a Espanha e disseminou-se pela Europa”

“Em novembro, representava mais de 70% dos casos em janeiro era mais prevalente e a partir daí passou claramente a ser substituída pela variante do Reino Unido”.  Em março, segundo o especialista, a variante britânica tinha substituído a anterior e passou a “dominar completamente o cenário epidemiológico”, representando “85% dos casos de Covid-19 no país”.

Apesar da prevalência de casos da variante britânica a distribuição destes casos pelo país não foi uniforme. Existe um maior número de casos desta variante no Algarve e Madeira (94% dos casos de Covid-19), enquanto que no Porto o valor é de 71,4%.

Além da variante britânica, a da África do Sul também foi aumentando, ainda assim representa apenas 2,5% dos casos em março, a de Manaus 0,4% e a do Brasil 0,6%.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.