[weglot_switcher]

Vários mísseis atingem base com militares norte-americanos no Iraque

É o segundo ataque iraniano contra interesses norte-americanos no Médio Oriente. Segundo relatam fontes do exército iraquiano, a base já tinha sido abandonada pelas tropas norte-americanas.
12 Janeiro 2020, 17h12

Vários mísseis atingiram este domingo uma base militar no Iraque, onde estão instalados militares norte-americanos, segundo avançam várias agências noticiosas internacionais: a informação foi avançada pela France Presse, que cita fontes militares que dão conta de quatro mísseis lançados, e pela Reuters que fala em sete.

A base aérea atacada, acrescenta a Reuters, fica em de Balad, a cerca de 80 quilómetros a norte de Bagdade. Os morteiros terão caído dentro da pista. De acordo com fontes do exército iraquiano, quase todas as tropas norte-americanas já deixaram a base.

Recorde-se que na madrugada da última quarta-feira, dezenas de mísseis atingiram duas bases militares no oeste do Iraque: Asad e Erbil. Também neste caso, em ambos os locais, se encontram militares dos EUA e aliados. “A feroz vingança dos Guardiães da Revolução começou”, decretou em comunicado a Guarda Revolucionária, organização militar de elite do Irão, que assumiu que se tratava de um “operação de vingança” pela morte do general Qassem Soleimani (morto num ataque aéreo ordenado por Trump).

Com a confirmação por parte da Casa Branca de que as bases haviam sido atingidas, e ainda sem qualquer reação, a Guarda Revolucionária iraniana ameaçou território dos EUA, de Israel e dos Emirados Árabes Unidos caso houvesse uma resposta militar norte-americana. Não houve – apesar da intensificação das sanções económicas – e a tensão acalmou após as declarações de Donald Trump.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.