[weglot_switcher]

Veja como pode deixar a carteira organizada depois das férias

Com a entrada do mês de setembro e o regresso das crianças à escola, a necessidade de orientar as contas bancárias intensifica-se. O website de literacia financeira da Caixa Geral de Depósitos deixa-lhe 4 dicas para reorganizar as suas finanças.
7 Setembro 2018, 15h00

Em tempos de férias há uma maior tendência para não se prestar tanta atenção aos gastos: fazem-se mais refeições fora de casa, sobem as despesas com combustível e portagens, há mais gastos relacionados com os passeios… Em muitos casos, só no fim é que os consumidores se apercebem da despesa real das suas férias. Se foi esse o seu caso,  o “Saldo Positivo”, o website de literacia financeira da Caixa Geral de Depósitos (CGD), tem quatro dicas que vão ajudar na reorganização das suas poupanças.

  • Reveja as suas contas bancárias

Analise os extratos e verifique quanto gastou, em que é que gastou e quanto dinheiro resta na sua conta. Com este pequeno exercício tomará consciência das suas despesas e conseguirá implementar novas estratégias para equilibrar o seu orçamento pessoal e familiar, de acordo com os peritos.

  • Estabeleça novos objetivos de curto e médio prazo

Os especialistas do Standard Bank aconselham a fazer ajustes ao orçamento na rentrée e elaborar uma nova lista de prioridades financeiras. Por exemplo, o facto de ter despendido mais do que tinha previsto poderá levá-lo a adiar certas necessidades como remodelações em casa, compra de manuais e materiais escolares para os filhos, pagamentos da dívida do cartão de crédito. “Abdique de algo. Provavelmente terá de desistir de alguns luxos durante alguns meses para conseguir poupar algum dinheiro e reencontrar o seu equilíbrio financeiro”, sugerem.

  • Reforce o seu fundo de emergência

Caso tenha pago as suas férias com o fundo de emergência, então, é fundamental repor os montantes. Não se esqueça de que esse fundo apenas deve ser usado em momentos de crise e que todas as famílias devem ter um. A CGD sugere que tenha um fundo que dure entre seis a 12 meses de modo a que possa assegurar uma estabilidade financeira de médio e longo prazo em situações imprevistas, como em caso de doença ou desemprego.

  • Comece a poupar para as próximas férias

Para evitar despesas surpresa, o melhor é começar a construir um fundo destinado às suas próximas férias. Agende transferências automáticas para que todos os meses seja depositado da sua conta à ordem um determinado montante para a sua conta poupança. Deste modo, vai conseguir evitar o surgimento de despesas surpresa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.