[weglot_switcher]

Vem aí o novo iPhone. Quanto vai desvalorizar aquele que tem no bolso?

A Decluttr reforçou que os iPhones vão desvalorizar 1% por mês, sendo que logo no mês seguinte à compra podem desvalorizar até 40%. Desde que foi lançado, a 12 de setembro de 2018, já desvalorizou cerca de 43%, enquanto o iPhone XS, lançado na mesma data, desvalorizou 49%. 
9 Setembro 2019, 19h22

A nova geração de iPhones vai ser apresentada esta terça-feira, 10 de setembro, numa conferência no auditório da Apple. Esta é a 11ª família que o smartphone reconhece, sendo que vão ser lançados no mercado três versões: iPhone 11, iPhone 11 Pro e iPhone 11 Pro Max.

Com a pré-venda marcada para o próximo dia 13 de setembro, os fãs devem começar a fazer filas nas lojas para conseguirem ser os primeiros a deter o mais recente iPhone. Esta visão é acompanhada pela imprensa internacional há cerca de 12 anos, quando saiu o primeiro iPhone, pelas mãos de Steve Jobs.

O mistério à volta do lançamento é grande e as características e preços só deverão ser conhecidas esta terça-feira durante a conferência de imprensa. Estima-se que os preços dos novos smartphones não aumentem, uma vez que se tem verificado uma quebra nas vendas dos modelos mais recentes.

Ainda assim, os valores atribuídos aos novos modelos não são para todos os bolsos. Com preços entre os 850 euros e os 1.300 euros, muitas vezes a solução equacionada é vender o modelo que já se possuiu, para suavizar o esforço financeiro que se vai fazer.

site de venda e revenda de smartphones Decluttr realizou um estudo onde afirma que os iPhones anteriores podem apresentar desvalorizações até 30%, nas 24 horas seguintes ao anúncio de venda da nova geração. No entanto, este valor não é o único que deve preocupar os detentores deste dispositivo, uma vez que estes vão desvalorizando ao longo do ano.

A Decluttr reforçou que os iPhones vão desvalorizando 1% por mês, sendo que logo no mês seguinte à compra podem desvalorizar até 40%. Desde que foi lançado, a 12 de setembro de 2018, já desvalorizou cerca de 43%, enquanto o iPhone XS, lançado na mesma data, desvalorizou 49%.

O modelo número sete, lançado em 2016, já desvalorizou cerca de 81% do seu valor de mercado. Já o iPhone 8 desvalorizou cerca de 65% desde que foi divulgado, em setembro de 2017.

Uma das causas das desvalorizações é a constante atualização que estes smartphones necessitam. No ano passado, a Apple e a Samsung foram multadas pela Autoridade da Concorrência Italiana, em cinco milhões de euros, por “reduzirem significativamente” a performance dos seus dispositivos. O facto de os smartphones se apresentarem lentos é uma das maiores causas de venda dos equipamentos eletrónicos por parte de particulares.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.