[weglot_switcher]

Lucro ajustado da Novabase terá caído 72% no semestre, prevê o Caixa BI

A empresa de serviços tecnológicos apresenta resultados quinta-feira após o fecho do mercado. O Caixa BI salienta que os números vão ser principalmente afetados pela venda da unidade IMS em janeiro.
26 Julho 2017, 16h27

Os lucros líquidos da Novabase, ajustado à venda da unidade IMS em janeiro, terá caído 71,7%, em termos homólogos, no primeiro semestre para 0,8 milhões de euros, segundo as estimativas do Caixa Banco de Investimento (BI).

“A Novabase vendeu a unidade IMS no início de janeiro, pelo que apresentamos valores históricos ajustados de forma a favorecer a comparabilidade”, explicou o Caixa BI, numa nota de antevisão dos resultados, que serão publicados quinta-feira, 27 de julho, após o fecho de mercado.

“Contudo, se ajustarmos os resultados do primeiro trimestre de 2016 pelo lucro de 2,1 milhões de euros gerado pela IMS, o resultado líquido de primeiro semestre deste ano deverá passar a apresentar um crescimento de 12%”, sublinhou.

O volume de negócios terá crescido 4,4% para 66,9 milhões de euros, face aos 64,1 milhões do ano passado, ajustados à venda da IMS,  “ajudado pelo crescimento das vendas no segmento Business Solutions (BS)”.

“O peso do volume de negócios gerado no estrangeiro deverá ter permanecido ligeiramente abaixo dos 58% (e perto dos 60% de guidance da Novabase)”, adiantou o banco de investimento.

Segundo os analistas do Caixa BI, o EBITDA – resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações – deverá apresentar um aumento de 9,4%, face ao período homólogo, com a margem EBITDA da BS a recuperar para 6,9% dos 6,7% atingidos um ano antes.

A última vez que a Novabase, empresa que entrou no PSI 20 em março, apresentou resultados foi há cinco meses, portanto os analistas estão “interessados em ficar a conhecer com o evoluiu a sua atividade durante o primeiro semestre do ano, particularmente porque a IMS foi vendida logo
após o fecho do ano anterior”.

O Caixa BI salientou que Novabase é detentora de uma significativa posição Net Cash, portanto os analistas vão estar ainda “atentos a qualquer indicação acerca do que a empresa planeia fazer com ela, o que poderá variar entre a compra de uma empresa que complemente a oferta atual, até à distribuição de uma parte significativa da posição aos acionistas, caso não surjam empresas alvo adequadas”.

As ações da Novabase caem 1,58% para os 3,12 euros, numa sessão em que o índice PSI 20 recua 0,24%.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.