[weglot_switcher]

Vendas de consolas na Europa aumentam em tempo de quarentena

A quarentena tem feito bem ao mercado das consolas e dos videojogos.
  • Glenn Carstens-Peters – Unsplash
5 Abril 2020, 16h30

Aparentemente as medidas de contenção do Coronavírus, que obrigam praticamente todas as pessoas a estar em casa, estão a ter efeito positivo nas vendas de consolas em território europeu.

Segundo site GamesIndustry.biz, que analisou dados do inquérito GSD (Games Sales Data), promovido pela ISFE (Europe Video Games Industry), que tem como objectivo estudar as vendas de hardware e software (em formato físico e digital) em vários mercados europeus, foram vendidas mais consolas de jogos nos países em que a quarentena foi decretada.

De acordo com os números, na semana de 16 a 22 de Março, nos territórios analisados, as vendas totais de consolas Xbox One, Playstation 4 e Nintendo Switch subiram 159%, situando-se em 259169 unidades.

Em termos específicos, a venda de consolas em Itália subiu 84%, na Espanha 66,1%, em França 140,6%, já no Reino Unido e Austrália as vendas subiram 250% e 285,6% respectivamente.

Estes aumentos de vendas vêm no seguimento de dois meses, em que os anúncios das características novas consolas Xbox Series X e Playstation 5 causaram uma forte queda de vendas das consolas da geração actual.

Já no campo do software, nos mercados que entraram em quarentena, as vendas, principalmente as digitais, aumentaram mais de 180%. Por exemplo, em Espanha, na semana de 14 de Março, quando foi declarada a quarentena geral, as vendas digitais subiram 142,8% e na semana seguinte voltaram a subir 23%.

Já na Itália, país que está em quarentena há mais tempo, desde 9 de Março, as vendas digitais de jogos subiram 174,9%. Na semana seguinte caíram 11,7%.

PCGuia

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.