[weglot_switcher]

Vendas dos restaurantes McDonald’s caem 22% em março

O segmento de mercados internacionais, onde se inclui França, Itália, Espanha e Reino Unido, viu as vendas em restaurante afundarem 34,7% só no mês passado. O CEO da cadeia de ‘fast food’ disse que vai cortar 50% do seu salário até ao final de setembro.
8 Abril 2020, 19h35

O ano começou à Big Mac para a McDonald’s mas ao terceiro mês soou a menu Europoupança para a cadeia de fast food. A empresa viu-se obrigada a encerrar restaurantes em todo o mundo devido à pandemia de Covid-19, o que impactou negativamente as vendas globais. Só em março as vendas caíram 22%.

McDonald’s reviu esta quarta-feira o outlook para 2020 por causa do novo coronavírus e informou que o segmento de mercados internacionais, onde se inclui França, Itália, Espanha e Reino Unido, viu as vendas em loja afundarem 34,7% no terceiro mês do ano. Já na área de mercados internacionais com licença em desenvolvimento/restaurantes corporate – onde se inclui a China, o Japão e o Brasil – as vendas tombaram 19,4%.

Perante esta quebra nas vendas, o CEO da McDonald’s, Chris Kempczinski, disse que vai cortar 50% do seu salário até ao próximo dia 30 de setembro (pelo menos) e quatro executivos de topo da organização prontificaram-se para fazer o mesmo, solicitando uma redução – neste caso, de 25% – nos ordenados durante o mesmo período.

A multinacional norte-americana, que tem um valor de mercado de 135 mil milhões de dólares (cerca de 124 mil milhões de euros), estima uma diminuição das despesas em aproximadamente mil milhões de dólares para este ano, tendo em conta deverá abrir menos restaurantes em vários países e investir em menos projetos nos Estados Unidos.

“Haverá mais desafios e decisões comerciais difíceis a serem tomadas. Estamos confiantes da nossa resiliência, mas não somos complacentes. Continuamos focados no que podemos controlar para gerir esta crise. Para isso, tomámos medidas importantes para preservar a nossa flexibilidade financeira, incluindo a suspensão do nosso programa de recompra de ações e o aumento do cash flow, levantando 6,5 mil milhões de dólares [6 mil milhões de euros] nos mercados de dívida durante o primeiro trimestre”, explicou o presidente da cadeia de fast food.

As ações da McDonald’s estão a valorizar 0,09%, para 175,57 dólares, em Wall Street.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.