[weglot_switcher]

Vendas dos vinhos de Lisboa estão a crescer 20% face a 2018

Segundo um comunicado da CVR – Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, no presente ano foram também já abertos dez novos mercados de exportação dos vinhos da região da capital. 
6 Setembro 2019, 19h32

As vendas do vinhos da Região de Lisboa estão a atingir recordes absolutos no ano em curso, com subidas de 20% face a 2018, isto é, de mais sete milhões de garrafas nos primeiros oito meses do ano.

Segundo um comunicado da CVR – Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, no presente ano foram também já abertos dez novos mercados de exportação dos vinhos da região da capital.

“Os produtores da Região Demarcada dos Vinhos de Lisboa arrancam com o período das vindimas com grande otimismo, graças a uma qualidade promissora das uvas e ao crescimento continuado da certificação e das vendas na ordem dos 20%, pulverizando os recordes absolutos alcançados em 2018”, destaca o referido comunicado.

O mesmo documento assinala que, “por outro lado, a internacionalização da região dos Vinhos de Lisboa continua a sua trajetória ascendente, com a abertura de 10 novos mercados em 2019, com o aumento
do número de exportadores, onde mais de metade dos produtores já exporta para fora da União Europeia, e pelo crescimento sustentado das vendas em mercados estratégicos”.

“O arranque das vindimas inicia-se agora e, segundo a CVR Lisboa, com uma tranquilidade adicional face ao ano anterior, decorrente da apólice coletiva de seguros de colheita que neste primeiro ano abrangeu cerca de 5.000 hectares, mais de 50% das vinhas certificadas da região, e com um capital seguro de 20 milhões de euros (valor das uvas seguradas)”, salienta a CVR Lisboa.

“Apesar da previsão de quebra de produção de cerca de 10%, reina o otimismo e estamos seguros de que mais uma vez se confirmará a qualidade na diversidade que a região permite, algo que o mercado e os consumidores estão a procurar e a valorizar”, frisa Francisco Toscano Rico, presidente da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa.

A CVR Lisboa sublinha ainda que, “para além das condições naturais que a própria região propicia, nos últimos 10 anos, os vinhos da Região de Lisboa têm apostado na reestruturação das suas vinhas, com uma escolha de castas e de novos modelos de plantação direcionadas para a qualidade, sustentabilidade e competitividade”.

A entidade liderada por Francisco Toscano Rico recorda também que a região “foi recentemente distinguida pela reconhecida revista ‘Wine Enthusiast’ como um dos melhores destinos vínicos a visitar em 2019, e os seus vinhos continuam a sua trajetória de crescimento, com as exportações a ameaçar ultrapassar os 50% em 2019”.

A CVR Lisboa é a entidade responsável pela promoção e certificação dos vinhos Regionais Lisboa e dos DOC (Denominação de Origem Controlada) de Alenquer, Arruda, Bucelas, Carcavelos (vinhos
generosos), Colares, Encostas d’Aire, Lourinhã (aguardentes), Óbidos e Torres Vedras.

Os vinhos de Lisboa são exportados para mais de 80 países, sendo a região em Portugal que exporta a
maior percentagem dos vinhos (tranquilos) que certifica.

Os seus principais mercados são a Europa e nesta especialmente o Reino Unido, a Polónia e a Escandinávia, na América do Norte os EUA e o Canadá, Brasil, Angola, China e Japão, Austrália, entre outros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.