Vendas dos vinhos do Alentejo subiram 3,8% em 2019

O volume total de vendas de vinhos do Alentejo no ano passado atingiu 88,2 milhões de litros, entre vinho tinto, branco e rosé.

Benoit Tessier/Reuters

As vendas dos vinhos do Alentejo aumentaram 3,8% em 2019 para um volume de 117,4 milhões de garrafas.

De acordo com um comunicado da CVRA – Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, as vendas de vinho tinto aumentaram 1,8% no ano passado e representaram mais de 90,5 milhões de garrafas.

Por seu turno, as vendas de vinho branco subiram 10,9%, para 24,7 milhões de garrafas, enquanto as do vinho rosé cresceram 16,1%, atingindo 2,2 milhões de garrafas.

De acordo com os dados divulgados pela CVRA, a região do Alentejo colocou no mercado um volume correspondente a 117,4 milhões de garrafas de vinho certificado DOC [Denominação de Origem Controlada] Alentejo e Regional Alentejano, um aumento de 3,8% face a 2018.

“O volume total foi de 88,2 milhões de litros, entre vinho tinto, branco e rosé”, revela o um comunicado da CVRA, acrescentando que “as vendas incluíram 70% de vinhos da colheita 2018, 21% da colheita 2017, 5% da colheita 2016 e 4% de colheitas anteriores, com os meses de fevereiro, abril e maio a terem maior actividade comercializadora com quantidades médias de 12,5 milhões de garrafas por mês”.

“As vendas de vinho branco e rosé em 2019 foram as mais elevadas dos últimos cinco anos e representaram, respectivamente, 21% e 2% do total, numa quantidade de 24,7 milhões de garrafas nos brancos e 2,2 milhões de garrafas nos rosés. Os vinhos tintos, que foram 77% do total, chegaram a 90,5 milhões de garrafas, menos 7 milhões do que a média dos cinco anos entre 2014-2018”, adianta a CVRA.

Esta entidade assinala ainda que “o vinho Regional Alentejano representou 78% da comercialização e o DOC Alentejo 22%, tendo o DOC registado crescimentos mais significativos nos vinhos originários das sub-regiões de Portalegre (+38%) e da Granja-Amareleja (+17%)”.

Para Francisco Mateus, presidente da CVRA, “estes resultados revelam que a região está dinâmica e que as produções em cada ano influenciam o potencial comercial dos produtores, dado que a vindima de 2018 teve mais produção, o que possibilitou mais vendas em 2019, situação que não se tinha verificado nos três anos anteriores”.

Sobre o crescimento dos vinhos brancos e rosés, o presidente da CVRA adianta que “é uma evidência que o Alentejo está a afirmar-se nestas categorias e a conseguir cativar os consumidores, uma tendência que observamos desde há alguns anos com a importância de brancos e rosés a aumentar ano após ano desde 2014”.

Relativamente ao menor volume de vinhos tintos, por comparação com a média 2014-2018, Francisco Mateus diz “ver nesta diminuição uma conjugação entre preços no mercado nacional, pois o preço médio do vinho do Alentejo está valorizado acima da média nacional e também alguma prudência dos produtores na gestão dos ‘stocks’ de vinho tinto”.

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