[weglot_switcher]

Vendas no comércio a retalho aumentaram 0,2%

No terceiro trimestre de 2020, as vendas no comércio a retalho decresceram 2,2% em termos homólogos, depois de ter situado em terreno negativo em 13,2% no segundo trimestre.
  • Cristina Bernardo
30 Outubro 2020, 11h18

As vendas no comércio a retalho aumentaram 0,2% em setembro, segundo os dados recolhidos pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e divulgados esta sexta-feira, 30 de outubro. O órgão de estatística nacional considera que se trata de uma “taxa 4,5 pontos percentuais (p.p.) superior à observada no mês anterior”, quando em agosto se tinha fixado em -4,3%

No terceiro trimestre de 2020, as vendas no comércio a retalho decresceram 2,2% em termos homólogos, depois de ter situado em terreno negativo em 13,2% no segundo trimestre.

A evolução do índice agregado teve subjacente os seguintes comportamentos dos dois grandes agrupamentos: os produtos não alimentares registaram uma variação de -1%, quando era de -6% em agosto, enquanto os produtos alimentares tiveram um aumento de 1,7% em setembro, após uma diminuição de -2,2% no mês anterior.

Em setembro, também os índices de emprego e de remunerações “registaram variações homólogas de -3,6% e 0,7%, respetivamente” e o índice de horas trabalhadas passou para -3,7, quando em agosto era de -4,3%, indica o gabinete estatístico nacional.

Em comparação com agosto, os índices de emprego e de remunerações registaram variações de 0,3% e de -4,8%, respetivamente, sendo que em setembro do ano passado ficaram no terreno negativo com 0,2% e 4,4%, pela mesma ordem. Já a taxa de variação das horas trabalhadas situou-se em 1,1%, depois de uma variação de 0,5% no período homólogo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.