[weglot_switcher]

Venezuela: Governo de Trump chama “ditador” a Maduro

“Estamos con ustedes” para “reclamarem o vosso direito à libertad”, disse o vice-presidente norte-americano Mike Pence à oposição venezuelana num dia que vai ser marcado por manifestações em todo o país,
23 Janeiro 2019, 09h56

A oposição na Venezuela pode contar com o apoio do Governo norte-americano. Duas semanas após a tomada de posse do presidente Nicolás Maduro, cuja eleição foi muito criticada internacionalmente devido a irregularidades, a Casa Branca veio a público mostrar o seu apoio ao líder da oposição, Juan Guaido.

“Em nome do presidente Donald Trump e de todo o povo norte-americano, deixem-me expressar o apoio incondicional dos Estados Unidos à medida que o povo da Venezuela pede liberdade”, disse o vice-presidente Mike Pence numa mensagem vídeo publicada nas redes sociais.

A mensagem de Washington chega quando a oposição a Nicolás Maduro tem planeadas manifestações por toda a Venezuela esta quarta-feira, como forma de celebrar a queda do regime militar em 1958, liderado por Marcos Pérez.

“Nicolás Maduro é um ditador sem direito a reclamar poder. Ele nunca venceu as eleições presidenciais de forma livre e justa, e manteve-se no poder mandado prender quem se atrever a opor-se-lhe”, acrescentou.

Mike Pence tem vindo a declarar apoio a Juan Guaido e à Assembleia Nacional venezuelana, apoiando a resistência que o órgão legislativo venezuelano tem vindo a mostrar ao Governo de Nicolás Maduro.

“Em nome do povo norte-americano, dizemos à boa gente da Venezuela: “estamos con ustedes”. Estamos convosco, ao vosso lado, e assim vamos permanecer até a democracia ser restaurada e vocês reclamarem o vosso direito à “libertad””, concluiu.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.