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Vestir a camisola pela preservação das montanhas portuguesas

A nova marca 100% portuguesa de roupa de ‘outwear’ pretende democratizar os costumes do interior do país e relançar “a moda do pastor”. Estreia-se com uma coleção-piloto de quatro modelos e parte das vendas será usada para ações de promoção dos territórios representados em cada camisola: Soajo, Freita, Estrela e Pico. 
21 Outubro 2021, 18h20

A história por detrás do Projeto Serra começa a ser contada há cerca de 20 anos, altura em que um aventureiro grupo de três primos, lembrados pelas mãos sujas de resina das árvores e pelos sorrisos empoeirados pela terra seca, ambicionavam devolver à natureza todas as experiências e memórias que criavam juntos. O primeiro agradecimento aconteceu quando aderiram ao escutismo e integraram os seus valores, marcados por uma profunda ligação à terra e à comunidade, naquela que seria uma verdadeira missão de vida.

Nem assim ousaram imaginar que já adultos, e com carreiras ligadas ao marketing e gestão, iriam assinar uma marca de roupa de outwear, totalmente inspirada na natureza que os criou. Mas “marca” era um conceito redutor para transmitir aquilo que os inspirava e motivava a lançar-se no mundo da moda, paradoxalmente uma das indústrias mais poluentes do mundo.

A nova marca 100% portuguesa de roupa de outwear pretende democratizar os costumes do interior do país e relançar “a moda do pastor”. Projeto Serra estreia-se com uma coleção-piloto de quatro modelos e parte das vendas será usada para ações de sensibilização e promoção associadas aos territórios representados em cada camisola – Soajo, Freita, Estrela e Pico.

Com o apoio da Withstand Studio, que assinou todo o conceito criativo da marca, chamaram-lhe, então, Projeto Serra, uma espécie de “merchandising de impacto” que pretende dar voz e visibilidade aos costumes e gentes das serras e montanhas portuguesas, ao mesmo tempo que aproxima o esquecido interior de Portugal de todos os portugueses e do mundo. “Promover, proteger e preservar estes espaços naturais são alguns dos objetivos deste movimento, que para além da vertente comercial tem com missão ajudar a financiar projetos de promoção destes territórios e de ofícios em via de extinção”, afirma em comunicado Tiago Pinto, um dos responsáveis pelo projeto, juntamente com os primos Ricardo Amaral e João Duarte.

A primeira coleção é composta por quatro modelos de camisolas, cada uma inspirada numa serra portuguesa, e a sua produção varia conforme as matérias primas, as tradições e as técnicas de manufatura típicas de cada território. Todos os modelos são gender-neutral e os fornecedores selecionados para o projeto trabalham de acordo com boas práticas ambientais. Além das camisolas, o Projeto Serra tem ainda um conjunto de quatro bandeirolas, todas feitas à mão por artesãos locais e apenas por encomenda. Os preços rondam os 60€/peça. Para já, a venda é exclusiva online, mas em breve todas as peças serão disponibilizadas em pontos de venda próximos das comunidades representadas.

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