De janeiro a outubro deste ano, as exportações portuguesas de vestuário ultrapassaram os 2,68 mil milhões de euros, o que equivale a um aumento de 1,6% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Segundo a ANIVEC – Associação Nacional das Indústria de Vestuário e Confeção, o crescimento tem sido impulsionado especialmente por Itália, Suíça, Países Baixos e EUA.
De acordo com os dados desta associação, o mercado extra-UE contribuiu para impulsionar as vendas ao exterior, com um crescimento de 6,3%, tendo-se destacado mercados como os EUA (+15,5%) e Canadá (+113,7%).
Dentro da Europa, os aumentos consideráveis das vendas para Itália (+52%), Suíça (+33,5%) e Países Baixos (+20,2%) compensaram as perdas de vendas para Espanha (-4,5%), adianta a AN IVE.
A crescer estão igualmente as exportações para França (+1,6%), Suécia (+1,8%), Bélgica (+2,4%) e Dinamarca (+13,4%), acrescentam os responsáveis da associação.
“Felizmente, o caminho da diversificação de mercados tem vindo a ser traçado há alguns anos pelos empresários portugueses da indústria do vestuário e, como tal, as quebras que agora se sentem em Espanha estão a ser equilibradas com as exportações para outros países. Além disso, o ‘made in Portugal’ conseguiu impor-se em mercados relevantes da moda, como Itália, os EUA e os países do Norte da Europa, onde hoje se valoriza muito a qualidade da confeção nacional”, afirma César Araújo, presidente da direção da ANIVEC.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com