Via Verde do medicamento apresentada no final deste mês

“O documento está elaborado, a monitorização e a fiscalização do IASAÚDE também está concluída”, avançou ao Económico Madeira o secretário regional da Saúde.

A Via Verde do Medicamento, uma medida que vai permitir disponibilizar os fármacos em menos de 12 horas, vai avançar na Madeira no final deste mês.

“A Via Verde vai ser apresentada no final deste mês na presença do presidente do Governo Regional e do presidente do Associação Nacional de Farmácias (ANF). O documento está elaborado, a monitorização e fiscalização do IASAÚDE também está concluída”, avançou, ao Económico Madeira, Pedro Ramos, secretário regional da Saúde.

Noutro âmbito, o responsável pela tutela da Saúde na Madeira garante que a Região tem uma das taxas de ruptura de medicamentos mais baixas do país, 2.7.

“Se me perguntar se faltou algum medicamento para um doente que vai morrer daqui a um minuto, se faltou algum medicamento na unidade de cirurgia cardiotorácica, na UTIC ou na unidade de cuidados intensivos, digo-lhe que não. Faltou um medicamento como o Letrozol. A empresa já está em sentido. Era a que fornecia o medicamento para a mama e que, de um momento para o outro, não tinha capacidade de fornecer novamente à Região. No próximo concurso já não vai ser escolhida”, afirmou Pedro Ramos, numa entrevista recente ao Económico Madeira.

Pedro Ramos lembra que a questão dos medicamentos vai para além do orçamento. “Nós estamos a tratar cada vez mais gente, estamos a sobreviver cada vez mais e estamos mais doentes, temos mais doenças crónicas e temos mais fármacos disponíveis. Tudo isto consome milhões e milhões ao Serviço Regional de Saúde, mas cumprimos mesmo com um orçamento com dificuldades em 2017”, sublinha.

Recomendadas

Bombeiros combatem incêndio em Campanário

Para o local, deslocou-se o helicóptero e as equipas do POCIF dos Bombeiros Voluntários de Câmara de Lobos e dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Brava e Ponta do Sol.

Reflexologia gratuita esta terça-feira na Praça do Munícipio

Se gosta ou quer experimentar as práticas de reflexologia, aproveite para visitar esta terça-feira, a partir das 15 horas, a mostra aberta a toda a população que o Centro de Reflexologia da Madeira vai dinamizar na Praça do Município.

Especialistas discutem ‘Tendências e Inovação no Turismo’ no Funchal

Organizada pela Startup Madeira e pelo Turismo de Portugal, esta sessão temática marca o início de uma série de seminários a decorrer nos próximos meses no Funchal.
Comentários