[weglot_switcher]

Viajar de comboio entre Lisboa e Porto vai demorar mais dez minutos devido ao mau estado da via

A mudança vai entrar em vigor a partir de julho e vai penalizar o tempo de viagem entre Lisboa e Porto, que deve aumentar entre sete a dez minutos.
  • Jose Manuel Ribeiro / Reuters
9 Maio 2018, 13h11

Os comboios que circulam na linha do Norte vão passar a andar mais devagar para garantir a segurança dos passageiros, tendo em conta o mau estado da via férrea. A mudança vai entrar em vigor a partir de julho e vai penalizar o tempo de viagem entre Lisboa e Porto, que deve aumentar entre sete a dez minutos, avança o jornal “Público”.

O abrandamento da velocidade a que circulam os comboios afetará sobretudo o troço entre Ovar e Vila Nova de Gaia. A velocidade máxima a que os comboios atualmente circulam é de 140 quilómetros por hora deve ser reduzida para 120 ou 110km/hora. O troço de 32 quilómetros que liga as duas cidades vai depois entrar em obras de renovação, o que vai implicar ainda maiores restrições de velocidade.

Tendo em conta estas mudanças, os comboios da CP – Comboios de Portugal vão ficar impossibilitados de cumprir os horários atuais. Os comboios de longo curso Alfa Pendular e Intercidades e menos os regionais e os suburbanos vão ser os mais afetados, podendo uma viagem entre Lisboa e Porto demorar mais sete a dez minutos do que o normal.

Um relatório sobre o estado da infraestrutura ferroviária em Portugal, divulgado pelo “Público” em março, revela que mais de metade das linhas de comboio está em mau estado e aponta a linha entre Ovar e Gaia como a que se encontra em pior estado. Este é também o troço mais congestionado da linha do Norte onde coexistem comboios de longo curso, suburbanos e de mercadorias.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.