[weglot_switcher]

Vila Franca. Vítimas de legionella reclamam 2,6 milhões ao Estado

A Associação de Apoio às Vítimas do Surto de Legionella reclama uma indemnização de 2,6 milhões de euros por falhas e omissões de entidades públicas em relação às vítimas que ficaram fora do processo-crime.
17 Novembro 2019, 10h15

Numa ação popular contra o Estado no Tribunal Administrativo de Lisboa, a  Associação de Apoio às Vítimas do Surto de Legionella reclama uma indemnização de 2,6 milhões de euros por falhas e omissões de entidades públicas em relação às vítimas que ficaram fora do processo-crime.

De acordo a notícia avançada pelo jornal Público este domingo, com base no documento a que teve acesso, são apontadas falhas imputadas especialmente à Direção-Geral de Saúde e Ministério Público, considerando que não foram cumpridos os princípios de equidade constitucional.

A Associação reclama uma indemnização estatal de pelo menos 8050 euros para cada uma das 330 vítimas em que não foi identificada a estirpe da bactéria da legionella contaminante. O surto de legionella em Vila Franca de Xira é considerado o terceiro maior de sempre em todo o mundo.

O processo-crime vai entrar esta quarta-feira em fase de instrução, que decorrerá no Tribunal de Loures. As duas empresas e os sete funcionários dessas empresas têm tentado entrar em acordo com as vítimas para o pagamento de uma indemnização desde que estas abandonem as queixas-crime.

O surto afetou 403 pessoas e causou 14 vítimas mortais, mas a acusação do Ministério Público, em março de 2017, estabelece um nexo de causalidade entre a estirpe detetada numa das torres de refrigeração da ADP-Fertilizantes e apenas 73 das vítimas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.