As vendas de vinho do Porto inverteram a tendência de quebras dos últimos anos e registaram um crescimento em 2019, quer em volume, de cerca de 1,5%, quer em valor, na ordem dos 2,7%, para um total de cerca de 380 milhões de euros.
Só no mercado interno, o crescimento verificado nas vendas de vinho do Porto foi de 1,9% e de 1,5%, respetivamente, em valor e em em volume.
Em 2018, o valor das vendas de vinho do Porto rondou os 370 milhões de euros.
Uma das principais tendências em cursos em relação aos vinhos do Porto, e que tem funcionado como uma compensação às anteriores quebras de vendas, é o crescimento das vendas de vinho do Porto ‘premium’.
Em 1998, o valor das vendas de vinhos do Porto aproximou-se dos 365 milhões de euros, um valor não muito distante do que foi conseguido no ano passado. No entanto a grande diferença é que há cerca de vinte anos, as categorias especiais de vinhos do Porto valeram apenas 23,5% do valor global das respetivas vendas, sendo os restantes 76,5% da responsabilidade dos vinhos do Porto ‘standard’.
Em 2018, por exemplo, os vinhos do Porto ‘standard’ já só valeram 55,1% do valor global das vendas deste tipo vinho, com os vinhos do Porto ‘premium’ a assumirem 44,9% do valor global de comercialização deste produto.
De lá para cá, de 1998 até 2018 as vendas dos vinhos do Porto ‘standard’ caíram mais de 82 milhões de euros, um recuo de 29%.
Em sentido contrário, ascendente, temos os vinhos do Porto ‘premium’, cujas vendas cresceram 88% no mesmo período, o equivalente a um crescimento de 77,1 milhões de euros nas vendas.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com