[weglot_switcher]

Violência doméstica com redução de 8% até abril

Eduardo Cabrita sublinhou que “a violência doméstica teve nova redução de 8% nos primeiros 4 meses de 2021 e o roubo na via pública com uma redução de 38%”.
  • Manuel de Almeida/LUSA
2 Junho 2021, 11h50

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, defendeu os “bons resultados” do seu ministério durante audição, esta quarta-feira, no Parlamento.

Durante a sua intervenção, o governante destacou que em 2020 existiu “menos 11% da criminalidade geral, menos 13% de criminalidade grave” com novas reduções este ano entre janeiro e abril. Os primeiros meses de 2021 foram caracterizados pela redução de “cerca de 7%, quer da violenta e grave que se reduz 19%, quer em crimes particularmente sensíveis”.

Eduardo Cabrita sublinhou que “a violência doméstica teve nova redução de 8% nos primeiros 4 meses de 2021 e o roubo na via pública com uma redução de 38%”. Segundo o ministro foram aplicadas até 25 de maio “53.610 contraordenações”. Nesta matéria, Cabrita defende que o “reforço do quarto legal das forças de segurança feito em janeiro faz com que 90% destas contraordenações 48276 tenham sido aplicadas entre janeiro e maio”.

Relativamente aos aspetos que remetem para o Orçamento de Estado, Eduardo Cabrita enalteceu as “1400 admissões na Guarda Nacional Republicana, 1200 na PSP [Polícia de Segurança Pública), 90 guardas florestais”. Quanto à formação, segundo o governante, “neste momento 780 polícias,  44 guardadas florestais, 88 inspetores do SEF”.

Eduardo Cabrita acrescentou ainda que “continuamos a resolver problemas todos os dias”, referindo-se à manutenção do funcionamento da rede SIRESP. “Nós não somos de promessas, somos de fazer “, frisou o ministro, completando que foi estabelecida “a afetação de 11 milhões de euros este ano à rede SIRESP”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.