[weglot_switcher]

“Violência provoca violência”. Fundação Mandela defende resposta de manifestantes dos EUA

“O uso da violência pode ser racional e cuidadosamente direcionado” quando as comunidades minoritárias são confrontadas com ataques e violência física, apontou a Fundação Nelson Mandela.
4 Junho 2020, 18h10

A Fundação Nelson Mandela apontou que a “violência provoca violência”, embora esta possa ser uma resposta racional ao racismo, abordando a onda de protestos que se têm verificado nos Estados Unidos devido à morte de George Floyd que provocou uma onda de protestos em várias cidades norte-americanas.

De acordo com a fundação, a violência pode ser uma resposta racional ao racismo e, para algumas comunidades, pode ser a única forma de provocar mudanças no sistema.

A fundação criada na África do Sul, em homenagem ao primeiro presidente eleito democraticamente, Nelson Mandela, afirmou que “o uso da violência pode ser racional e cuidadosamente direcionado” quando as comunidades minoritárias são confrontadas com ataques e violência física.

A fundação Mandela apontou que a violência continua a ser “muito facilmente descartada enquanto obra de extremista ou criminosos”. Cerca de 26 anos após o apartheid, a fundação Nelson Mandela considera que a África do Sul ainda enfrenta tensões raciais e que muitas democracias ainda não conseguiram garantir que “as vidas de negros importam tanto quanto as vidas de brancos”.

“É hora de avaliar uma supremacia branca resiliente no nosso país, nos Estados Unidos e no mundo”, declarou a fundação em homenagem a Mandela.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.