[weglot_switcher]

Visa adquire fintech sueca Tink por 1,8 mil milhões de euros

Depois de abandonar as intenções de comprar a rival norte-americana Plaid, a Visa avançou com quase 2 mil milhões de euros para adquirir a fintech sueca.
  • Bloomberg
24 Junho 2021, 10h25

A Visa anunciou esta quinta-feira a aquisição de 1,8 mil milhões de euros da plataforma de fintech Tink, avança a “Reuters”. A compra chega meses depois de ter desistido da intenção de aquisição da rival norte-americana Plaid.

Fundada em 2012, a Tink, com sede na Suécia, permite que bancos e outras empresas financeiras acedam aos dados financeiros de consumidores com mais facilidade. Atualmente, é usado por mais de 3.400 bancos e outras instituições, bem como por mais de 250 milhões de clientes em toda a Europa, explica a agência.

As regras da União Europeia sobre serviços bancários abertos, também adotadas pelo Reino Unido antes de abandonar o bloco, exigem que os bancos permitam o acesso aos dados dos clientes por provedores terceirizados registados para aumentar a concorrência. A implantação das regras proporcionou um terreno fértil para fintechs, como a Tink, que fornece tecnologia para ajudar terceiros e bancos a acessar dados de clientes.

De acordo com a agência noticiosa, com a aquisição Visa pretende manter a marca e a equipa de gestão da Tink, e ainda a sede em Estocolmo. A aquisição da Tink incluiu incentivos em dinheiro e retenção, disse a Visa, acrescentando que o negócio não teria impacto na recompra de ações ou política de dividendos anunciada anteriormente.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.