[weglot_switcher]

Vista Alegre exportou 72% da produção no primeiro semestre

Os mercados externos prioritários para a Vista Alegre são a França, Itália, México e Índia.
25 Julho 2017, 18h06

A Vista Alegre Atlantis atingiu no primeiro semestre deste ano novo recorde de volume de negócios nos mercados externos, com uma quota de 72% em relação à faturação geral da empresa.

Desta forma, no primeiro semestre deste ano, a Vista Alegre registou vendas de 29,4 milhões de euros na componente de exportações, um incremento de três pontos percentuais face à primeira metade do ano passado.

“Este aumento é justificado pelo crescimento do negócio em novos mercados, nomeadamente na Europa e na Ásia”, explica um comunicado da Vista Alegre enviado há minutos à CMVM – Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

As vendas da empresa do Grupo Visabeira cresceram 16% no primeiro semestre deste ano, para 41,1 milhões de euros.

O EBITDA ascendeu a 6,3 milhões de euros, mais 2,2 vezes que no período homólogo de 2016.

O resultado operacional da Vista Alegre de janeiro a junho deste ano fixou-se em 3,2 milhões de euros, o que representou um crescimento de 5,8 vezes face ao primeiro semestre do ano passado.

Por seu turno, o resultado líquido atingiu o montante de 1,3 milhões de euros, 2,3 vezes acima do patamar registado no período homólogo do exercício transacto.

“O valor das vendas no mercado interno foi de 11,7 milhões de euros, verificando-se um crescimento de 6,6% em relação ao período homólogo. Este volume de vendas deveu-se à boa dinâmica das lojas próprias, resultante da consolidação de estratégia da Vista Alegre em Portugal com este canal de vendas”, adianta o referido comunicado da empresa.

No primeiro semestre deste ano, a Vista Alegre investiu 2,3 milhões de euros, essencialmente no segmento do grés forno e cristal.

Segundo o citado comunicado da Vista Alegre, “o bom desempenho registado no primeiro semestre vem reforçar a aposta na expansão para novos mercados, intensificando a participação em feiras e ações de ‘marketing’ e comerciais”.

De acordo com este documento, os mercados prioritários da Vista Alegre para expansão internacional dos negócios são França, Itália, México e Índia.

“O mercado francês está mais avançado, onde já existe uma rede montada para comercialização da marca Vista alegre. As operações no México, Índia e Itália estão a iniciar-se”, adianta o referido comunicado da empresa.

Os responsáveis da Vista Alegre acreditam que, “com a aposta nos mercados externos e o reforço das equipas comerciais pelo mundo, o segundo semestre continuará a a apresentar crescimento das vendas, permitindo melhorar a rentabilidade do grupo”.

“A Vista Alegre tem em curso diversos projetos industriais com o objetivo de inovar e fomentar a competitividade, produtividade e eficiência operacional, seja por um aumento de capacidade, diversificação da produção ou melhorias do processo produtivo”, conclui o referido comunicado da Vista Alegre.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.