[weglot_switcher]

Vista Alegre passa de prejuízos a lucros de 600 mil euros nos primeiros nove meses do ano

O grupo de loiças teve um volume de negócios de 80 milhões de euros até setembro. No terceiro trimestre a faturação da empresa foi de 30,5 milhões de euros.
28 Outubro 2021, 17h44

O grupo Vista Alegre passou de prejuízos de 2,4 milhões de euros a lucros de 600 mil euros nos primeiros nove meses deste ano, revelou a empresa no relatório com os resultados acumulados divulgado esta quinta-feira pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O volume de negócios da Vista Alegre teve um aumento homólogo de 5,6% para 80 milhões de euros até setembro, sendo que no terceiro trimestre essa faturação foi de 30,5 milhões de euros, porque houve um impulso no crescimento das vendas nos segmentos da porcelana e da faiança.

“No terceiro trimestre de 2021, a atividade económica em Portugal e no resto do mundo demonstrou uma gradual recuperação da crise afetada pela propagação do vírus SARS-CoV-2 e pelas medidas de contenção da pandemia verificadas no início do ano. As diferentes medidas encetadas pela administração com o objetivo de mitigar o efeito negativo da pandemia surtiram um efeito positivo que se verifica na recuperação da atividade com visível reflexo nos seus resultados”, explica a empresa de loiças, no documento publicado na CMVM.

Os lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) acumulado foi de 14,7 milhões de euros, o que representa um aumento de 44,1% quando comparado com o mesmo período de 2020. A margem EBITDA entre julho e setembro foi de 21,7%, mais 0,4 pontos percentuais dos níveis pré-pandemia.

Quanto à dívida líquida consolidada do grupo de porcelanas liderado por Nuno Marques caiu cerca de 2,5 milhões de euros no terceiro trimestre, quando comparado com os primeiros seis meses do ano. Segundo o relatório e contas, os mercados externos representam hoje a grande maioria (80,8%) do volume de negócios, especialmente os países europeus.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.