[weglot_switcher]

Vítor Bento é o novo presidente da Associação Portuguesa de Bancos

Os associados da APB elegeram esta segunda-feira, em Assembleia Geral, os novos órgãos sociais para o mandato 2021-2023 e deram ‘luz verde’ ao relatório e contas relativo a 2020.
  • Vítor Bento
31 Maio 2021, 18h55

É oficial: Vítor Bento é o novo presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB). A associação que representa a banca nacional aprovou por unanimidade esta segunda-feira, em Assembleia Geral (AG), a designação do ex-presidente da SIBS e do Novo Banco como presidente da direção desta entidade.

Ao Jornal Económico, fonte do sector havia confirmado que “Vítor Bento é um nome que poderá fazer parte da lista de candidatos, sem dúvida”, referindo-se à presidência desta associação. Mais tarde, o comentador político Luís Marques Mendes fez a mesma referência.

Vítor Bento tem uma vasta experiência no sector financeiro. O economista – licenciado pelo ISEG, mestre em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa e doutorado em Estudos Estratégicos pelo ISCSP – até então tinha funções como presidente não-executivo da SIBS – Sociedade Interbancária de Serviços.

Em 1996, o agora presidente da APB fundou o IGCP (Instituto de Gestão do Crédito Público), tornando-se o seu primeiro presidente. Quatro anos depois, em 2000, o gestor assumiu a presidência executiva da SIBS, onde se manteve até julho de 2014, quando assumiu a presidência do Banco Espírito Santo (BES), já sob intervenção do Estado, sendo o seu último presidente e também o primeiro do Novo Banco.

“Na atividade profissional, a posição mais recente foi de presidente do conselho de administração da SIBS e é atualmente membro do Conselho Superior da Universidade Católica e Professor Catedrático convidado do ISCSP, da Universidade de Lisboa”, recorda a associação presidida por Fernando Faria de Oliveira entre 2012 e 2020.

“Estou ciente dos múltiplos desafios com que o sector está confrontado e colocarei o meu empenho na superação desses desafios e no reconhecimento social do enorme contributo da banca para o progresso económico e o bem-estar da sociedade. Não será fácil suceder ao engenheiro Faria de Oliveira, que liderou exemplarmente a associação nos últimos nove anos, mas sei que posso contar, quer com toda a direção, quer com a qualidade dos colaboradores”, garantiu Vítor Bento.

“Agradeço aos associados da APB a confiança depositada. Foi uma honra e um privilégio ser membro da direção da APB durante uma década difícil. O professor Vítor Bento é a pessoa certa para liderar a associação, num contexto que obriga a olhar o futuro com enorme visão estratégica”, completou Faria de Oliveira, em declarações divulgadas pela APB em comunicado.

Além de aprovar a eleição dos novos órgãos sociais para o mandato do triénio 2021-2023, a APB deu ainda ‘luz verde’ ao relatório e contas relativo a 2020.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.