[weglot_switcher]

Vítor Constâncio com reformas de 27 mil euros por mês

Vítor Constâncio voltou a ser chamado à Comissão Parlamentar de Inquérito da Caixa Geral de Depósitos, onde vai depor no dia 18 de junho.
12 Junho 2019, 09h37

O antigo governador do Banco de Portugal tem uma reforma superior a 27 mil euros por mês, avança o Correio da Manhã esta quarta-feira, 12 de junho.

Este valor resulta do pagamento de duas reformas: a  pensão do Banco de Portugal, e a pensão que aufere devido aos seus oito anos como vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), que corresponde a 70% do seu último salário (17 mil euros).

Segundo o Correio da Manhã, Vítor Constâncio acumulou durante oito anos a reforma do Banco de Portugal, no valor de 10 mil euros mensais, com o salário do BCE, que rondou os 24 mil euros mensais em 2017.

Vítor Constâncio voltou a ser chamado à Comissão Parlamentar de Inquérito da Caixa Geral de Depósitos, onde vai depor no dia 18 de junho.

A chamada de Vítor Constâncio ao Parlamento acontece depois de ter sido noticiado que a sua administração do Banco de Portugal deu luz verde à tomada de posição da Fundação José Berardo no banco BCP, conforme avançou o jornal Público,

Estas notícias contrariam as declarações do ex-governador do Parlamento. Em entrevista à RTP, Vítor Constâncio disse que “teve conhecimento da operação” e que esteve presente na reunião que aprovou a mesma, mas argumentou que o crédito de 350 milhões de euros da Caixa Geral de Depósitos a Joe Berardo “já tinha sido concedido há meses”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.