[weglot_switcher]

Vítor Constâncio esteve na reunião que formalizou não-oposição a Berardo

O jornal Público avança que o ex-governador do BdP teve oportunidade formal de se opor à subida de participação de Joe Berardo no BCP, operação financiada através de um crédito de 350 milhões de euros da Caixa Geral de Depósitos.
18 Junho 2019, 08h46

O antigo governador do Banco de Portugal (BdP) esteve presente na reunião que formalizou a não-oposição ao aumento de participação da Fundação Joe Berardo (FJB) no BCP, operação sustentada num crédito da Caixa Geral de Depósitos, avança o Público.

A 21 de agosto de 2007, o conselho de administração (CA) do BdP decide não se opor ao reforço da posição qualificada de FJB no BCP. Vítor Constâncio não estava presente e fez-se substituir por um dos vice-governadores, José Matos (nomeado em 2012 como presidente da CGD), segundo o jornal.

Uma semana mais tarde, o CA do BdP volta a reunir-se a 28 de agosto. É nesta reunião que os administradores que decidiram pela “não-oposição” ao aumento da participação de FJB no BCP, assinam a ata de 21 de agosto, escreve o Público, com o governador do BdP a marcar presença nesta reunião.

Segundo a ata da reunião de 28 de agosto, Vítor Constâncio não colocou entraves à operação da FJB, segundo o Público. O jornal diário destaca que os gestores que não estão presentes numa reunião, podem pronunciar-se por escrito ou na primeira reunião a seguir em que participam. Os gestores ausentes também têm acesso às matérias que foram discutidas na reunião do CA.

Vítor Constâncio volta hoje ao Parlamento para ser questionado pelos deputados no âmbito do comissião parlamentar de inquérito à CGD depois de notícias de que teve conhecimento prévio do financiamento da Caixa Geral de Depósitos a Joe Berardo para comprar ações do BCP, informação que terá omitido na primeira audição. Vítor Constâncio já negou que tenha tido um papel preponderante neste crédito, que se revelaria ruinoso para o banco público.

 

https://jornaleconomico.pt/noticias/constancio-volta-a-mira-dos-deputados-com-omissoes-sobre-creditos-a-berardo-debaixo-de-fogo-457142

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.