[weglot_switcher]

Vive com dignidade em Portugal? (saiba quanto tem de ganhar)

Limiar da pobreza em Portugal está subestimado, segundo estudo elaborado por várias universidades e a Rede Europeia Anti-pobreza.
4 Julho 2017, 18h07

O limiar da pobreza em Portugal está subestimado, segundo o estudo “Rendimento Adequado em Portugal – Quanto é necessário para uma pessoa viver com dignidade em Portugal?”, elaborado entre várias universidades portuguesas e a Rede Europeia Anti-Pobreza, apresentado esta terça-feira.

O estudo estima que um indivíduo em idade ativa a viver sozinho deveria ganhar 783 euros por mês para ter um nível de vida digno, enquanto um casal com um filho menor deveria auferir cerca de 1800 euros, explica a Lusa.

No cenário estudado, os valores de rendimento estimados são superiores aos 422 euros mensais definidos em 2014 como limiar da pobreza assim como aos 439 euros de 2017.

Segundo as conclusões do estudo, um indivíduo com 65 anos ou mais a residir sozinho deveria ganhar 634 euros, enquanto um casal em que ambos têm 65 anos ou mais deveria receber 1.007 euros por mês.

“Estes resultados sugerem que o uso deste limiar de pobreza subestima a medição da incidência da pobreza em Portugal, se considerarmos, como referência para este cálculo, o valor do rendimento necessário para obter um nível de vida digno”, diz o estudo, citado pela agência noticiosa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.