[weglot_switcher]

Volkswagen Autoeuropa suspende produção até 29 de março

A maioria das fábricas da Volkswagen na Europa vão fechar por “duas a três semanas” devido à pandemia da Covid-19, segundo o presidente do grupo. “Espanha, Portugal, Eslováquia e Itália vão ser afetados a partir desta semana com interrupções na produção”, afirmou.
17 Março 2020, 10h03

A fábrica de Palmela que produz veículos da marca alemã Volkswagem suspendeu a produção até dia 29 de março, devido ao surto do novo coronavírus, com efeito imediato, anunciou hoje a empresa numa comunicação dirigida a todos os colaboradores.

A maioria das fábricas da Volkswagen na Europa vão fechar por “duas a três semanas” devido à pandemia da Covid-19, anunciou o presidente do grupo, Herbert Diess, sem precisar a partir de quando.

O responsável alertou que “2020 é um ano muito difícil” porque a pandemia apresenta “desafios operacionais e financeiros desconhecidos”.

“Espanha, Portugal, Eslováquia e Itália vão ser afetados a partir desta semana com interrupções na produção e a maioria das outras fábricas alemãs e europeias estão a preparar a suspensão de duas a três semanas”, adiantou o presidente do grupo, Herbert Diess, durante uma conferência de imprensa virtual. “O objetivo principal é diminuir a propagação do coronavírus o máximo possível e, para esse fim, a Volkswagen aprovou inúmeras medidas.

Em causa está, segundo o responsável, a “clara deterioração nas vendas e a “incerteza no fornecimento”.

Por sua vez, o diretor financeiro, Frank Witter, salientou que “a magnitude e a duração do impacto no grupo Volkswagen da expansão do Covid-19 são incertas”. “Um prognóstico confiável atualmente é quase impossível”, disse. Na Europa, a Volkswagen possui seis fábricas na Alemanha, além de localizações na Polónia, Espanha, Eslováquia, Portugal e Rússia.

Esta segunda-feira, a fábrica da Volkswagen Autoeuropa decidiu reduzir a produção diária de automóveis de 890 para 744 unidades, naquela que é uma das várias medidas que a empresa tem vindo a implementar face ao surto do coronavírus

A empresa revelou que tem vindo a implementar desde 28 de fevereiro diversas medidas de prevenção relacionadas com o risco de propagação do Covid-19, como o cancelamento de todas as visitas à fábrica e acesso restrito a reuniões com entidades externas; proibição de viagens a países de risco, e restrição de viagens a qualquer outro destino em Portugal e no estrangeiro ou a medição da temperatura de todos os condutores de transporte de peças e veículos à entrada da fábrica.

[Atualizada às 10h15]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.