[weglot_switcher]

Volkswagen estuda aquisição de Europcar

Segundo a Reuters, caso esta compra aconteça, vai verificar-se um retrocesso no processo, uma vez que foi a Volkswagen que vendeu a Europcar à firma de investimentos Eurazeo SE em 2006. 
24 Junho 2020, 11h34

A Volkswagen estará em conversas extensas para adquirir o grupo francês de aluguer de carros Europcar Mobility Group, avança a Reuters, que cita fontes próximas de processo. A concretização do negócio poderá permitir à fabricante alemã capitalizar melhor a sua frota.

A possibilidade desta aquisição surge depois da rent-a-car francesa admitir que enfrenta dificuldades financeiras devido à pandemia da Covid-19. A atividade turística travou fortemente em todo o mundo, o que levou a procura por aluguer de veículos para mínimos. Segundo a Reuters, caso a aquisição aconteça, tratar-se-á de uma inversão da venda da Europcar à Eurazeo SE, em 2006, pela Volkswagen.

O negócio entre a Volkswagen e a Europcar, a concretizar-se, deverá ficar abaixo dos 3,32 mil milhões de euros que a fabricante lucrou com a venda da rent-a-car há 14 anos.

O interesse terá partido da Volkswagen, que procurou a Europcar para expressar o interesse na aquisição da empresa e realizar as devidas diligências. As negociações, contudo, estarão ainda numa fase preliminar.

Atualmente, a Europcar tem uma capitalização de mercado de 390 milhões de euros e no final de março contabilizava uma dívida líquida superior a mil milhões de euros. Além da Volkswagen, também alguns fundos de investimento, como a Apollo Global Management Inc., mostraram-se interessadas na aquisição da Europcar.

As conversas de uma possível venda têm como objetivo que a Europcar evite o mesmo fim que a concorrente Hertz Global Holdings Inc, que abriu um pedido de falência no passado mês de maio. No mês passado, a Europcar garantiu uma ajuda de financiamento de 307 milhões de euros para ajudar na gestão da crise, nos quais se incluía um empréstimo de 220 milhões de euros garantidos em 90% pelo Estado francês.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.