[weglot_switcher]

Volume de negócios nos serviços abrandou 0,8% no mês de agosto

O índice de remunerações efetivamente pagas aumentou 5,6% em agosto face a período homólogo. Face a julho, o índice de remunerações diminuiu 10,6% em agosto.
14 Outubro 2019, 11h31

O índice de volume de negócios nos serviços aumentou, em termos homólogos, 0,8% em agosto. Esta taxa é inferior em 0,9 pontos percentuais (p.p.) à observada em julho, de acordo com os dados revelados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Este crescimento do índice agregado foi fortemente influenciado pelo desempenho da secção de transportes e armazenagem, que contribuiu com 0,7 p.p. para a variação do índice total, resultante do crescimento homólogo de 5,3% (6,0% em agosto).

Já os setores do alojamento, restauração e similares registaram um contributo de 0,3 p.p., decorrente da taxa
de variação de 3,0% (0,7% no mês anterior).

Emprego

Em relação ao índice de emprego nos serviços verificou-se um crescimento homólogo de 1,6% em agosto (2,0% no mês anterior). A variação mensal do índice de emprego foi -0,7% o que compara com 0,8% em julho. Em 2018, estas taxas foram -0,3% e 0,3%, respetivamente.

Remunerações

No que diz respeito ao índice de remunerações efetivamente pagas registou-se novamente o aumento verificado no mês de julho, (5,6%). Face ao mês anterior, o índice de remunerações diminuiu 10,6% em agosto, resultado similar ao observado em igual período de 2018.

Horas Trabalhadas

Por sua vez, o índice de volume de trabalho, medido pelo número de horas trabalhadas, ajustado dos efeitos de calendário, aumentou, em termos homólogos, 3,3% (2,7% em julho), enquanto a variação mensal do índice de volume de trabalho caiu 5,6% em agosto (-6,2% em período idêntico de 2018).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.