[weglot_switcher]

Volume de negócios nos serviços desacelerou em março para 5,1%

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, a seção que mais contribuiu para a variação positiva do índice agregado foi a do comércio por grosso (reparação de veículos automóveis e motociclos), com uma aumento de 2,7 pontos percentuais, resultante da variação de 4,9%.
  • David Paul Morris/Bloomberg
14 Maio 2018, 11h30

O índice de volume de negócios nos serviços aumentou 5,1% em março, comparando com os 5,3% registados em fevereiro, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) referentes aos índices de volume de negócios, emprego, remunerações e horas trabalhadas nos serviços, divulgados esta segunda-feira.

De acordo com o INE, a seção que mais contribuiu para a variação positiva do índice agregado foi a de comércio por grosso (reparação de veículos automóveis e motociclos), com uma aumento de 2,7 pontos percentuais, resultante da variação de 4,9% (taxa idêntica à observada no mês anterior).

Em contraciclo, as atividades administrativas e dos serviços de apoio apresentaram a desaceleração mais significativa, passando de uma variação homóloga de 11,8% em fevereiro para 7,8% em março. E a seção de atividades de informação e de comunicação foi a única a registar uma variação negativa em março (-0,3%), após uma variação nula em fevereiro.

Nas contas trimestrais, no 1.º trimestre de 2018, a variação homóloga das vendas nos serviços fixou-se em 5,7%, uma taxa idêntica à observada no quarto trimestre de 2017.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.