[weglot_switcher]

Volume global de carga aérea mundial em queda por causa da tensão comercial

Desaceleração nos pedidos de exportação também está a afetar a Europa. Associação Internacional de Transporte Aéreo alerta para as consequências da deterioração do comércio mundial.
19 Agosto 2018, 13h22

O volume global de carga área mundial cresceu 4,7% no primeiro semestre deste ano, menos de metade do que em igual período do ano passado. Em junho último, o crescimento chegou aos 2,7 num setor muito afetado pela tensão comercial vigente e as barreiras tarifárias, revela um estudo da Associação Internacional de Transporte Aéreo, IATA.

Em ciclo de desaceleração, a carga área enfrenta um período menos positivo, resultada das guerras tarifárias, com as tarifas aduaneiras sobre a entrada de produtos chineses nos EUA a resultarem numa dos pedidos nas fábricas da China, Japão e EUA, explica a IATA.

“A deterioração do comércio mundial é uma preocupação real. Os governos devem-se lembrar que a prosperidade vem de impulsionar seu comércio, não barricar economias ”,  alerta Alexandre de Juniac, diretor geral e CEO da IATA, acrescentando que as tensões comerciais afetam o transporte aéreo ao levarem à deslocalização da produção.

Na Europa, a carga aérea registou uma subida de 3,3%, mas este crescimento também está a ser afetado por uma desaceleração nos pedidos de exportação, conclui a Associação Internacional de Transporte Aéreo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.