[weglot_switcher]

Vómitos e enjoos nos voos da TAP incentivam tripulação a ponderar a convocação de greve

Ao sindicato SNPVAC já chegaram mais de 14 denunciais de indisposições nos novos voos dos novos aviões A330-900neo que estão a colocar em alvoroço os tripulantes de bordo da companhia aérea e que têm motivado várias reuniões de alto nível.
6 Julho 2019, 11h03

Os tripulantes de cabine da TAP continuam a queixar-se de mal-estar, vómitos, enjoos e tonturas provocados pelos novos aviões A330-900 neo. Na notícia avançada pelo Diário de Notícias (DN), este sábado, é referido que ao sindicato já chegaram “mais de 14 denunciais de indisposições” que estão a preocupar os tripulantes de bordo da companhia aérea e que têm motivado várias reuniões de alto nível.

Em comunicado citado pelo DN, o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) alerta que “caso a TAP não mostre garantias de que o problema pode ser resolvido em pouco tempo seremos obrigados a ponderar a convocação de uma greve”.

Aos sintomas anteriormente referidos, o SNPVAC acrescenta que “os sintomas relatados incluem desorientação, ardor nos olhos, cansaço extremo e até sensação de desmaio”. E destaca que já solicitou, além de “explicações à empresa” e de ter feito a denúncia a “todos os organismos públicos que têm o dever de supervisionar o setor da aviação”, uma análise biológica aos tripulantes para “saber se os sintomas são devidos à falta de oxigénio na cabine”, como se chegou a suspeitar.

Contactado pelo jornal do Global Media Group, a fabricante Airbus garante que a “investigação extensiva e a análise desenvolvidas por uma entidade independente e um reconhecido laboratório demonstraram sistematicamente a ausência de contaminação tóxica do ar”. E sublinha que “não há risco para a saúde dos tripulantes ou passageiros”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.