[weglot_switcher]

Von der Leyen e Barnier falam em “alívio” pelo acordo do Brexit que garante a salvaguarda dos interesses europeus

Depois do anúncio do acordo atingido à última hora para a saída do Reino Unido, quando falta apenas uma semana para o final do prazo para este processo, os representantes do bloco europeu mostraram-se moderadamente satisfeitos, visto que a vitória conseguida na obtenção de um acordo contrasta com a tristeza que causa a saída do aliado britânico.
24 Dezembro 2020, 15h28

Os representantes europeus, na forma da presidente da Comissão Europeia e do negociador-chefe da União Europeia (UE) para o processo do Brexit, falam em “alívio” pelo acordo de saída ter sido atingido antes do prazo efetivo, que expirava a 31 de dezembro.

Em conferência de imprensa em Bruxelas, Ursula von der Leyen contrastou o seu sentimento relativo a este acordo com o que habitualmente sente em casos semelhantes na Alemanha.

“No fim de negociações bem-sucedidas na Alemanha, normalmente sinto alegria. Hoje, devo confessar que me sinto apenas calma, satisfeita e aliviada”, afirmou Ursula von der Leyen ao início da tarde desta quinta-feira.

Lembrando que “a UE e o Reino Unido continuarão a trabalhar lado a lado na obtenção dos seus objetivos comuns”, a presidente da Comissão garantiu que os três pontos principais de discórdia entre os dois blocos ficaram assegurados no acordo conhecido esta quinta-feira, 24 de dezembro de 2020.

Relativamente à competição, um dos assuntos que dominaram as negociações nos últimos meses, a líder europeia garantiu que “a competitividade no mercado único será justa e equilibrada” e que “as regras e padrões europeus serão respeitados”. Caso contrário, “temos ferramentas eficazes caso a competitividade seja distorcida e tenha impacto no nosso comércio”.

“Asseguramos cinco anos e meio de previsibilidade para as nossas comunidades piscatórias”, frisou ainda von der Leyen, que se mostrou também confiante que os mecanismos colocados em prática incentivarão fortemente a manutenção deste acordo na parte das pescas.

Michel Barnier, o negociador-chefe do bloco europeu, aproveitou para agradecer a todos os envolvidos no processo, algo que Ursula von der Leyen tinha também já expressado, com foco nos seus homólogos ingleses.

“Hoje é um dia de alívio, mas também de alguma tristeza, quando comparamos o que tínhamos à partida para este processo com o que se segue”, sublinhou Barnier. O diplomata francês sublinhou que foi um processo árduo, mas mostrou-se satisfeito pela garantia de paz na Irlanda e pela proteção atingida para o mercado único europeu.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.