[weglot_switcher]

Vulcão nas Canárias. Doze portugueses encontram-se na área de erupção

A informação foi transmitida pela secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, que adianta que um dos portugueses teve mesmo de abandonar a sua residência.
  • Vulcão Canárias. Fonte: Lusa
22 Setembro 2021, 16h20

Subiu para doze o número de portugueses que se encontram na ilha de La Palma, nas Canárias. A informação foi dada esta segunda-feira, 22 de setembro, pela secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, à “RTP”.

“Encontramos mais dois portugueses e temos a informação de que uma portuguesa, cuja casa se encontrava no trajeto da lava teve de ser evacuada e foi para casa de um familiar”, dando conta que todos os portugueses estão bem, sendo que não existe registo de turistas nacionais nos hotéis.

De recordar, que na terça-feira tinham sido contactados dez portugueses que se encontram na zona atingida pela erupção do vulcão Cumbre Vieja. Berta Nunes esclareceu ainda que os organismos consulares continuam a estabelecer contactos para perceber se existem mais portugueses na região.

“O Governo português e o Ministério da Administração Interna estão em contacto com o governo espanhol, e se for necessário retirar algum português da ilha certamente o faremos”, esclareceu.

No último domingo o vulcão entrou em erupção depois daquela região ter sido alvo de vários sismos ao longo da semana passada. A erupção de lava do vulcão Cumbre Vieja já atingiu uma velocidade de 120 metros hora e de acordo com o Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias (Involcan) esta situação poderá durar no mínimo entre 24 e no máximo 84 dias.

Entretanto, nas últimas horas a ministra da Indústria, Comércio e Turismo de Espanha, Reyes Maroto, veio a público pedir desculpas depois de na segunda-feira ter considerado que a erupção do vulcão podia ser vista como uma boa atração turística.

“É preciso saber retificar quando se comete um erro. Agora é tempo de apoiar. Compreendo a situação dramática que existe na ilha”, afirmou em declarações à imprensa espanhola. Declarações que mereceram criticas por parte do Partido Popular, o Vox, o Cidadãos e o Coalición Canaria.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.