[weglot_switcher]

Wall Street abre em alta antes da primeira prova de fogo de Powell à frente da Fed

O testemunho do líder do banco central dos EUA no Congresso acontece numa altura de algum nervosismo nos mercados quanto às subidas nas federal funds rates, que poderão ter impactos nas ações globais.
26 Fevereiro 2018, 14h47

As três principais bolsas norte-americanas começaram a semana a valorizar, com os investidores focados na Reserva Federal norte-americana. O presidente da Fed vai ser ouvido no Congresso dos EUA, para o testemunho bianual, naquela que será a primeira grande prova de Jerome Powell à frente da instituição. A expetativa dos mercados é que Powell reafirme um curso firme e moderado de normalização da política monetária norte-americana.

“Há algumas conversas sobre [Powell] ser um pouco mais aberto a tolerar inflação acima do objetivo de 2%. O foco vai ser perceber se efetivamente está aberto a isso e quais os racionais por trás disso”, explicou o gestor de portefólio da GW&K Investment Management, Aaron Clark, em declarações à agência Reuters.

O testemunho do líder da Fed no Congresso acontece numa altura de algum nervosismo nos mercados quanto às subidas nas federal funds rates, que poderão ter impactos nas ações globais.

Esta segunda-feira, em Wall Street, o índice industrial Dow Jones avança 0,79% para 25.509,70 pontos, enquanto o financeiro S&P 500 ganha 0,45% para 2.759,63 pontos e o tecnológico Nasdaq sobe 0,74% para 7.391,65 pontos.

As ações da Qualcomm continuam em destaque, desta feita porque a fabricante de chips eletrónicos estará a pressionar a concorrente Broadcom para começarem a discutir a proposta que a primeira fez de aquisição da segunda por 117 mil milhões de dólares. As ações da Qualcomm valorizam 1,80% para 64,46 dólares.

As yields das Obrigações a 10 anos dos EUA continuam a recuar dos máximos de quatro anos, em que tocaram na semana passada e negoceiam nos 2,84%. No mercado cambial, o dólar deprecia-se face à par europeia (0,03% para 0,813 euros), mas valoriza contra as divisas britânica (0,12% para 0,716 libras) e japonesa (0,08% para 106,980 ienes). O índice VIX, que mede a volatilidade no S&P 500, recua para 16,53 pontos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.