[weglot_switcher]

Wall Street abre com subidas ligeiras com guerra comercial no horizonte

Principais índices norte-americanos abriram a sessão desta quarta-feira com subidas ligeiras.
  • Reuters
6 Junho 2018, 14h44

Wall Street abriu esta terça-feira com os principais índices norte-americanos a registarem subidas ligeiras. Assim, o Dow Jones cresce 0,4% para os 24.900 pontos, o S&P avançava 0,2% para 2.748,8 pontos e o Nasdaq apresentava uma valorização de 0,2% para os 7.652 pontos.

A iminente guerra comercial está novamente no foco dos investidores já que Bruxelas deu ‘luz verde’ para começar a aplicar as taxas comerciais como resposta às taxas do aço e do alumínio europeus, impostas pelos Estados Unidos.

O Dow Jones lidera as subidas nos EUA com uma boa performance da banca a deixar-se contagiar pelo otimismo europeu relativamente a um eventual endurecimento da política monetária.

Por outro lado, o Nasdaq é o índice com menos fulgor, influenciado sobretudo pelo desempenho modesto do Facebook e do Twitter, corrigindo dos ganhos da sessão anterior.

EUA: défice comercial diminui pelo segundo mês consecutivo

O défice comercial dos Estados Unidos diminuiu pelo segundo mês consecutivo em abril devido ao efeito de uma baixa na importação de bens, em particular os provenientes da China.

O défice relativo a bens e serviços ficou em 46,2 mil milhões de dólares (-2,1%) com as exportações a subirem 0,3% e as importações a baixarem 0,2%.

O défice comercial com a China caiu 9,8% e o défice com o México recuou 8,5%.

Estes números foram publicados numa altura em que a política comercial norte-americana suscita controvérsia e tensão nas relações com os principais parceiros comerciais dos Estados Unidos, incluindo a União Europeia (UE).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.