[weglot_switcher]

Wall Street abre em alta e Citigroup aumenta 13% os lucros

Hoje é dia de resultados dos bancos nos EUA. O banco norte-americano Citigroup já apresentou resultados e anunciou um aumento de 13% no lucro trimestral, que encerrou a 31 de março, em relação ao mesmo período de 2017, para 4.620 milhões de dólares (3.750 milhões de euros).
  • Brendan McDermid / Reuters
13 Abril 2018, 15h06

A bolsa de Nova Iorque abriu esta última sessão da semana em alta. O Dow Jones ganha 0,45% para 24.593,4 pontos; o S&P 500 sobe 0,49% para 2.677,02 pontos e o Nasdaq escala 0,51% para 7.176,99 pontos.

Os investidores aguardam o início da época de resultados, nos EUA. Hoje, é o dia da banca. A marcar o dia, nesta altura, estão os lucros do Citigroup que subiram 13% no trimestre que acabou em marçi, face ao período homólogo do ano anterior. Para além do Citi também a JPMorgan e o Wells Fargo dão o pontapé de saída na ‘earnings season’. “Esperam-se bons resultados com a situação económica, laboral  e fiscal a mostrar bastante dinamismo do outro lado do Atlântico”, diz a gestora da XTB Carla Maia Santos.

Carla Maia Santos, gestora da corretora XTB, escreve hoje no seu Outlook que o mercado vive da imprevisibilidade das declarações do presidente Trump, “que utiliza o twitter como se de um diário de pensamentos se tratasse, e ora diz que vai atacar a Síria, como diz que pode não ser para já, ou pode! E o mercado reage instantaneamente a estas declarações”.

“No mesmo dia, os investidores tanto deitam as mãos à cabeça, como respiram de alívio no minuto seguinte. Portanto, os investidores devem manter-se atentos aos twitts do presidente dos EUA, já que estes criam bastantes oportunidades de negociação ‘intraday'”, alerta a gestora.

“A questão da Guerra Comercial com a China parece estar apaziguada”, diz Carla Maia Santos, que adianta que se “ouvem ruídos da possibilidade dos EUA reintegrarem o Pacto Transpacífico, acordo de comércio multilateral. Se assim for, o mercado bolsista pode reagir positivamente, não só porque é positivo para o comércio global, mas também porque mostra que Trump está a dar um passo atrás na Guerra Comercial”, conclui.

O cross euro-dólar “continua a negociar dentro de um padrão de continuação, mantendo-se bastante lateral no longo-prazo. O ouro negoceia em alta, mas não consegue quebrar os máximos do ano e o petróleo continua a sua escalada”, escreve a gestora do XTB.

O petróleo sobe no mercado norte-americano 0,49% para 67,4 dólares e em Londres 0,56% para 72,42 dólares.

Resultados do Citi aumentam para 4.620 milhões de dólares (3.750 milhões de euros)

Hoje o banco norte-americano Citigroup apresentou resultados e anunciou um aumento de 13% no lucro trimestral, que encerrou a 31 de março, em relação ao mesmo período de 2017, para 4.620 milhões de dólares (3.750 milhões de euros). Este resultado foi impulsionado por impostos mais baixos e maiores receitas na sua divisão de banco de consumo.

O quarto maior banco dos Estados Unidos em ativos, viu as as ações subirem 1,5% na pré-abertura. Mas agora corrigem 0,72%,

Durante os três primeiros meses de 2018, o banco recomprou um total de 30 milhões de ações próprias e devolveu 3,1 mil milhões de de dólares (2.515 milhões de euros) aos acionistas sob a forma de dividendos.

As despesas operacionais do banco subiram 2% no primeiro trimestre do ano, para 10.900 milhões de dólares (8.844 milhões de euros), enquanto o custo do crédito aumentou 12% para 1.900 milhões de dólares (1.542 milhões de euros). O volume de negócios do Citigroup entre janeiro e março subiu para 18,872 mil milhões de dólares (15,313 mil milhões de euros), 2,7% a mais do que o volume de negócios alcançado no mesmo período do ano anterior. Por outro lado, a provisão da entidade para lidar com perdas de crédito no final do trimestre foi de 12.400 milhões de dólares (10.062 milhões de euros), ou 1,85% do total de empréstimos.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.