[weglot_switcher]

Setor automóvel guia Wall Street para terrenos positivos

Na segunda sessão da semana, os três principais índices abriram a negociar em terreno positivo. O setor automóvel está a animar os investidores depois dos sinais positivos sobre o progresso das negociações comerciais entre os EUA e a China.
  • Brendan McDermid / Reuters
11 Dezembro 2018, 14h39

Os três principais índices da bolsa de Nova Iorque abriram em alta na segunda sessão desta semana, depois da volatilidade ter marcado a sessão de segunda-feira. O industrial Dow Jones, que na segunda-feira conseguiu recuperar 24.00o pontos que tinha perdido durante a sessão, está a subir 1,35%, para 24.752, 68 pontos. O industrial Nasdaq está a ganhar 1,40%, para 6.779,62 pontos e o S&P 500 está a valorizar 1,23%, para 2.670,08 pontos.

A alavancar o sentimento positivo dos investidores na abordagem ao mercado estão os avanços das negociações entre os Estados Unidos e a China, apesar da detenção no Canadá de Meng Wanzhou, a chief financial officer da empresa chinesa de telecomunicações, Huawei. As duas maiores economias mundiais, cujas negociações comerciais decorrem durante o período de tréguas acordado entre os dois chefes de Estado dos dois países, o presidente norte-americano, Donald Trump, e o presidente chinês, Xi Jiping, não só estão a discutir o calendário para as negociações, como também deram sinais positivos ao mercado sobre o estado das conversas.

No Twitter, Donal Trump revelou que as conversações com a China têm sido “muito produtivas” e deixou em aberto “importantes anúncios” para breve. Por sua vez, a China admitiu reduzir as tarifas às importações de automóveis produzidos nos Estados Unidos, de 40% para 15%.

As ações das empresas do setor automóvel valorizaram. Nos Estados Unidos, os títulos da Tesla subiram 0,12%, assim como os da General Motors (+2,99%) e da Ford (2,23%).

Na Europa, o ânimo no setor também se está a fazer sentir, com a Daimler, dona da Mercedes, a subir 3,29% e da BMW a ganhar 2,14%.

No mercado das matérias-primas, o petróleo está a valorizar. O Brent, preço de referência mundial e para a Europa, está a ganhar 1,57%, para 60,91 dólares e o West Texas Intermediate, referência para o mercado norte-americano, está a subir 2,31%, para 52,18 dólares.

 

(atualizada)

 

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.