[weglot_switcher]

Wall Street abre no ‘vermelho’ com abrandamento da economia no horizonte

Mercados acionistas norte-americanos regressam a jogo depois do feriado de ontem, mas incerteza sobre o crescimento económico global retrai investidores.
  • Brendan McDermid / Reuters
22 Janeiro 2019, 14h45

Os mercados norte-americanas abriram em terreno negativo esta terça-feira, perdendo o balanço depois do rally das últimas quatro semanas. O otimismo dos investidores abrandou após a divulgação das estimativas do Fundo Monetário Internacional (FMI), que apontam para um abrandamento económico global.

O industrial Dow 30 cai 0,68% para 24.538,75 pontos, o S&P 500 recua 0,64% para 2.653,68 pontos e tecnológico Nasdaq desvaloriza 0,72% para 7.105,64 pontos.

“A maior preocupação é a desaceleração do crescimento económico global”, disse Art Hogan, estrategista-chefe de mercado da National Securities, em Nova York à Reuters. “O S&P 500 tem mais da metade das empresas com negócios no exterior, pelo que essas previsões terão impacto nos resultados de 2019 também”.

No World Economic Outlook (WEO) divulgado esta segunda-feira, o FMI reviu em baixo a projeção de crescimento da economia mundial, apontando agora para 3,5% em 2019 e 3,6% em 2020, menos 0,2 e 0,1 pontos percentuais (p.p.) do que em outubro. A instituição liderada por Christine Lagarde atribui este cenário ao enfraquecimento do mercado financeiro, o momentum mais suave no segundo semestre do de 2018 e a contração da Turquia e Argentina.

A nível empresarial, o analista de mercados do Millennium investment banking Ramiro Loureiro destaca “o disparo das ações do eBay após um dos seus acionistas ter apresentado um plano de revitalização da retalhista online” e em resposta às contas, “a Johnson&Johnson apresenta-se em queda, enquanto a Travelers se mostra impulsionada pelas receitas acima da estimativa mais elevada de mercado”.

“Por fim de notar a queda acentuada das ações da Arconic, depois desta ter referido que não está a ser analisada a venda potencial da empresa”, acrescenta.

No mercado petrolífero, o Brent, referência para o mercado europeu, cai 1,90% para 61,55 dólares, enquanto nos EUA, o West Texas Intermediate tomba 2,11%, para 52,90 dólares.

(Atualizada)

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.