[weglot_switcher]

Wall Street arranca em alta apesar de dados do PIB dos Estados Unidos

Os índices da bolsa norte-americana abriram no verde no dia em que saíram os dados do PIB dos Estados Unidos e revelam que a economia desacelera e cresce à taxa anualizada de 2% no terceiro trimestre. O consenso de mercado previa um crescimento de 2,8%.
28 Outubro 2021, 15h18

Os índices da bolsa dos Estados Unidos abriram esta quinta-feira no verde. O Dow Jones sobe 0,52% para 35.676,23 pontos; o S&P 500 avança 0,64% para 4.580,82 pontos e o Nasdaq 100 valoriza 0,54% para 15.683,14 pontos.

O analista Ramiro Loureiro, do Millennium BCP, fala num “forte flow de contas empresariais, onde a Align Technology e a Ford se destacam pela positiva, ao valorizarem mais de 9%”. Já a Twilio, Ebay, Edwards reagem negativamente.

Foi divulgada a primeira estimativa do PIB do terceiro trimestre nos EUA (do Departamento do Comércio). A economia dos Estados Unidos desacelera e cresce à taxa anualizada de 2% no terceiro trimestre. O consenso de mercado previa um crescimento de 2,8%, mas afinal o número é de 2%, uma vez que a reabertura económica está a ser condicionada pela falta de abastecimento e pela escalada de preços.

Lembramos que a Reserva Federal (Fed) irá reunir-se na próxima semana. O consenso prevê que confirmará o início do ‘tapering’ no próximo mês e que começará a reduzir suas compras mensais de ativos em 15 mil milhões de dólares, para encerrar o programa em meados de próximo ano.

Deste lado do Atlântico, o BCE deixou a atual política monetária inalterada durante a reunião de outubro. “As taxas de juro foram mantidas a níveis baixos e as metas do PEPP foram mantidas em 1,85 triliões de euros. O Conselho do BCE continua a julgar que as condições de financiamento favoráveis podem ser mantidas com um ritmo moderadamente mais baixo de compras de ativos líquidos no âmbito do programa de compra de emergência pandémico (PEPP) do que no segundo e terceiro trimestres deste ano”, avança o analista da XTB Henrique Tomé.

O euro sobe 0,59% para 1,1672 dólares.

Os investidores concentrar-se-ão agora nos comentários da Presidente do BCE, Lagarde, na conferência de imprensa sobre as perspetivas económicas, inflação e estímulo fiscal.

“É provável que a presidente Christine Lagarde reitere que o banco central não tem pressa em apertar a sua política e tentará recuar contra as expectativas de um aumento das taxas de juro no próximo ano, apesar de a inflação ser vista a atingir 4%, o dobro do objetivo do BCE. Um pico recente nos preços ao consumidor devido a contínuas perturbações no fornecimento e a uma crise energética sem precedentes suscitou preocupações acerca da narrativa do banco central de que a pressão inflacionista é temporária e a economia exige custos de empréstimo deprimidos”, diz a XTB.

O crude West Texas cai 0,19% para 82,5 dólares o barril.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.