[weglot_switcher]

Wall Street arranca em alta com Dow Jones a recuperar de semana de perdas

Depois das novidades da Fed relativas à política monetária nos Estados Unidos, os principais praças norte-americanas arrancaram em alta. Destaque para o Dow Jones que salta mais de 1% depois de na semana passada ter encerrado a última sessão com o pior resultado em oito meses.
21 Junho 2021, 15h07

Os principais índices bolsistas em Nova Iorque arrancaram a sessão desta segunda-feira em alta, com os investidores a mostrarem-se confiantes após a divulgação das conclusões da política monetária Reserva Federal (Fed), na semana passada. Enquanto o Dow Jones arrancou a valorizar 1,03% para 33,631.72 pontos — depois de na semana passada ter encerrado a última sessão com o pior resultado em oito meses — o S&P 500 cresceu 0,68% para 4,194.50 pontos na abertura das negociações.

Por sua vez, o Nasdaq 100 (0,03% para 14,055.67 pontos) e o Nasdaq Composite (0,12% para 14,046.96 pontos) arrancam com cautela com os principais títulos a impedir maiores ganhos.

Os responsáveis da Fed admitiram na semana passada duas subidas na taxa de juro em 2023. O banco central dos Estados Unidos foi assim o primeiro, entre os grandes bancos centrais, a abrir a Caixa de Pandora da viragem da política monetária e irá certamente aumentar a pressão sobre o Banco Central Europeu (BCE) para avançar para uma retirada dos estímulos. Ainda assim, os investidores aguardam pelo discurso de Bullard, membro da Fed, sobre Outlook Económico que pode mexer com o sentimento nas yields de dívida soberana e nos mercados acionistas.

Destaque para o Facebook que lançou hoje a sua rival à aplicação de conversa de grupos Clubhouse.  A rede social de Mark Zuckerberg anunciou que a sua nova área Live Audio Rooms estará disponível a partir de hoje para personalidades públicas e determinados grupos nos EUA com iPhone. Apesar da novidade, a big tech desvaloriza 0,31% para 328,65 dólares.

Os restantes títulos mais influentes também não escapam à onda negativa. A Apple derrapa 0,83% para 129,38 dólares, a Microsoft perde 0,22% para 258,85 dólares e a Amazon recua mais de 1% para 3,451,93 dólares.

As empresas ligadas às criptomoedas mostram-se condicionadas pelas restrições impostas na China tanto a nível das transações como da mineração, o quer acaba por ofuscar avaliações positivas de casas de investimento para empresas como a Marathon Digital e a Riot e o anúncio de que a MicroStrategy adquiriu mais Bitcoins.

Quanto às commodities, que na semana passada registaram fortes perdas depois das perspetivas da Reserva Federal, incluindo Exxon e Chevron, arrancaram a sessão de hoje a crescer 1,62% para 61 dólares e 1,80% para 104 dólares, respetivamente, à semelhança da recuperação do sector da banca. OJPMorgan, Bank of America e Goldman Sachs  valorizam nas negociações desta tarde mais de 1% cada um.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.