[weglot_switcher]

Wall Street dispara com acordo comercial parcial entre EUA e China

Os Estados Unidos e a China delinearam a um acordo comercial parcial, anunciou Donald Trump no final de um encontro com o vice-primeiro-ministro chinês, Liu He, em Washington. Os índices dispararam em Wall Street.
  • Brendan McDermid / Reuters
11 Outubro 2019, 21h28

O Dow Jones fechou a valorizar 1,3% para 26.841,1 pontos; o S&P 500 avançou 1,09% para 2.970,19 pontos e o Nasdaq  ganhou 1,33% para 8.056,4 pontos.

Isto foi o resultado do optimismo dos investidores face à guerra comercial entre os Estados Unidos e a China. Durante a reunião Donald Trump já tinha dado sinais no Twitter de que a reunião ia chegar a bom porto.

Os Estados Unidos e a China chegaram a um acordo parcial nesta sexta-feira. Este acordo gera uma trégua na guerra comercial que já dura há mais de 15 meses. Segundo a Bloomberg, essas negociações entre as duas maiores economias do mundo estabelecem as bases para um acordo mais amplo.

A outra notícia do dia é o anúncio da Federal Reserve (Fed), o banco central dos EUA, de um programa de compra de títulos do tesouro para manter as reservas do sistema bancário acima do nível em que estavam no início de setembro deste ano. Isto após as enormes tensões de liquidez detectadas no mercado monetário americano nas últimas semanas.

A instituição liderada por Jerome Powell desembolsará 60 mil milhões de dólares por mês até pelo menos junho de 2020 para comprar dívida pública dos EUA. Também realizará duas operações repo por semana, até janeiro de 2020.

Nas empresas a Apple prolonga o seu grande rali de subidas e marca máximos históricos pelas boas previsões do consenso de analistas sobre as vendas do iPhone 11. Na sessão subiu 2,66%.

A nível económico, o índice de confiança do consumidor de outubro,  elaborado pela Universidade de Michigan, recuperou de 93,2 para 96,0 e superou em muito o declínio para 92 que era esperado. A força do consumo privado é essencial para impedir que os EUA entrem em recessão, portanto, os dados de confiança são muito importantes para os investidores.

Em outros mercados, o petróleo do West Texas sobe 2,07%, para 54,66 dólares, depois que o Irão anunciou que dois mísseis atingiram um de seus navios-tanque. Este novo incidente destaca mais uma vez a instabilidade no Golfo Pérsico devido às tensões entre o regime persa e seu grande rival na região, a Arábia Saudita.

E no mercado de dívida, o rendimento do título americano de 10 anos sobe para 1,71%, enquanto o rendimento do título de 2 anos avança para 1,59% e o do título de 3 meses recupera para 1,68% .

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.