[weglot_switcher]

Wall Street em queda arrastada pelas tecnológicas e energéticas

O presidente Donald Trump criticou os investidores pela venda de ações apesar do bom momento económico que a economia dos EUA atravessa, depois da queda abrupta na “segunda-feira negra”.
  • Reuters
7 Fevereiro 2018, 21h47

Os três índices de Nova Iorque fecharam em queda. O Dow Jones fechou a cair ligeiramente (-0,08% para 24.893,35 pontos); o S&P 500 caiu 0,50% para 2.681,62 pontos; e o Nasdaq perdeu 0,90% para 7.051,98 pontos.

No Dow Jones a maior subida coube ao Twitter (+6,62%). Pela negativa destacaram-se a Apple (-2,14%); a Microsoft (-1,88%); e as petrolíferas Exxon (-1,8%) e Chevron (-1,61%).

Ainda a nível corporativo, a Walt Disney, a maior empresa de entretenimento do mundo, caiu mais de 1% depois de apresentar os seus resultados trimestrais.

Por outro lado, a Snap, matriz Snapchat rede social, aumentou 47,6% depois de divulgar um lucro de 286 milhões de dólares no último trimestre, 72% a mais que no ano anterior.

A empresa Tronc Media valorizou 19% depois de vender a sua divisão Califórnia News Group, que inclui jornais impressos Los Angeles Times e The San Diego Union-Tribune, por 500 milhões de dólares.

O foco esteve hoje na mensagem do William Dudley, presidente do Fed de Nova Iorque. O economista influente desvalorizou a queda de Wall Street na passada segunda-feira e diz que não alterou suas previsões macroeconómicas. Este tipo de correções selvagens “não são uma grande preocupação” para os bancos centrais, disse.

Dudley lembrou os nova-iorquinos que Wall Street está ainda a crescer a taxas bem acima dos níveis de há um ano atrás e não se mostrou preocupado com os movimentos de mercado imprevisíveis de curto prazo. “O mercado de ações aumentou muito nos últimos tempos com uma volatilidade muito baixa”, acrescentou.

Além disso, os líderes do Congresso chegaram a um acordo sobre o orçamento para os próximos dois anos, de acordo com relatos iniciais citados na imprensa internacional a despesa pública federal vai aumentar em 300.000 milhões de dólares. O principal beneficiário será o orçamento militar e a principal vítima será o déficit público dos EUA.

O presidente Donald Trump criticou os investidores pela venda de ações apesar do bom momento económico que a economia dos EUA atravessa, depois da queda abrupta na “segunda-feira negra”. “Nos velhos tempos quando havia uma boa notícia, as ações subiam. Hoje, quando há boas notícias, a bolsa cai”, ironizou Trump, através de sua conta pessoal no Twitter.

No mercado de câmbio, o euro caiu face ao dólar (-0,89%) para 1,2267 dólares.

No mercado de commodities, o petróleo West Texas caiu fortemente 2,84%, para 61,59 dólares, enquanto o Brent de Londres perdeu 2,33% para 65,30 dólares.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.