[weglot_switcher]

Wall Street encerra em alta com China a poder aumentar importações americanas no valor de 1 trilião de dólares

A China poderá aumentar as importações de produtos norte-americanos que, no total, valem mais de 1 bilião de dólares, o que reduziria o déficit comercial que os EUA têm no comércio com os chineses.
18 Janeiro 2019, 21h16

A semana na bolsa de Nova Iorque foi positiva, com os três principais índices a fecharem em alta. Esta sexta-feira, os três principais índices da bolsa de Nova Iorque repetiram a ‘faceta’ e encerram a sessão no ‘verde’.

Na próxima segunda-feira, Wall Street estará encerrada, devido ao feriado federal nos EUA, que celebra o dia de Martin Luther King. A NYSE reabre, assim, na terça-feira, dia 22 de janeiro.

Possíveis avanços nas negociações comerciais entre os Estados Unidos e a China animaram o sentimento dos investidores, com a comunicação social internacional a dar sinais de que as conversações estão num rumo positivo.

O S&P 500 está a valorizar 1,30%, para 2.670,31 pontos; o tecnológico Nasdaq subiu 0,98%, para 6.784,61 pontos; e o industrial Dow Jones ganhou 1,34%, para 24.696,55 pontos.

O secretário de Estado do Tesouro norte-americano, Steven Mnuchin, disse estar a equacionar levantar algumas tarifas às importações chinesas, noticiou o “Wall Street Journal”. No entanto, segundo a agência Reuters, a Casa Branca não confirmaram as sugestões de Mnuchin.

A “Bloomberg” noticiou que a China poderá aumentar as importações de produtos norte-americanos que, no total, valem mais de 1 bilião de dólares, o que reduziria o déficit comercial que os EUA têm no comércio com os chineses.

Recorde-se que as negociações deverão concluir-se até ao dia 1 de março. Se até essa data as duas maiores potências económicas mundiais não chegarem a acordo, é possível que a administração norte-americana, liderada pelo presidente Donald Trump, aumente as tarifas às importações chinesas, de 10% para 25%. Enquanto as negociações se desenvolvem, permanece o período de tréguas comerciais anunciado na última cimeira do G20, que se realizou em Buenos Aires, a capital da Argentina.

Nas matérias-primas, o petróleo está em claro terreno positivo. O Brent, referência para o mercado europeu, está a valorizar 2,40%, para 62,65 dólares. Nos EUA, o West Texas Intermediate sobe 3,13%, para 53,70 dólares.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.